Foto: Reprodução / TV Globo

Assim como Lurdes (Regina Casé) em “Amor de Mãe”, Griselda (Lília Cabral) foi uma líder de família e mãe de três filhos em “Fina Estampa”, trama de Aguinaldo Silva exibida de 22 de agosto de 2011 até 23 de março de 2012.  A novela, que entra em reprise compacta a partir do dia 23 de março, no horário das 21 horas, abordou as desigualdades sociais entre Pereirão e a vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni). 

Unidas por René Velmont (Dalton Vigh) e pelo namoro dos filhos José Antenor (Caio Castro) e Patrícia (Adriana Birolli), Griselda e Tereza entrarão em conflito. Por um lado, a vergonha do filho em ter uma mãe pobre e faz tudo, por outro, o nojo e repulsa da dondoca esnobe, que não admite gente de baixa renda integrando a sua família. 

Outro personagem marcante em “Fina Estampa” foi o mordomo Crô, vivido pelo ator Marcelo Serrado. Serviçal e fiel a Tereza Cristina, o personagem não poupava em elogios e substantivos faraônicos para a patroa. Em paralelo, a figura construiu ao longo da história um mistério envolvendo um amante que possuía uma intrigante tatuagem em um dos pés.  

O retorno da trama ao horário, vale lembrar, foi motivado após suspensões das gravações das atuais novelas da Rede Globo. A medida foi adotada como forma de prevenir a disseminação do coronavírus entre atores, produtores e demais funcionários da emissora. Confira a abertura de “Fina Estampa”: