Foto: Reprodução / O Globo

Taiwan legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo na sexta-feira (17), e se tornou o primeiro país da Ásia a permitir a medida.Os parlamentares taiwaneses aprovaram, por 66 votos a favor e 27 contra, uma lei que autoriza “uniões permanentes exclusivas” para casais do mesmo sexo e deixa que eles peçam um “registo de casamento” em agências governamentais.

A lei que foi votada, deu aos casais do mesmo sexo quase todos os direitos associados a um casamento, que incluem questões como impostos, seguro e guarda de crianças. Porém, não foi posto na legislação a equiparação completa dos direitos de adoção. Casais homossexuais de Taiwan poderão registar seu casamento a partir de 24 de maio, segundo a Agência Brasil.

A votação aconteceu justamente no Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia e representou uma grande vitória para a comunidade LGBT do país. Milhares de defensores dos direitos dos homossexuais,que aguardavam o resultado da votação no parlamento, se abraçaram sob chuva quando a aprovação foi anunciada.

Grupos conservadores afirmaram que a aprovação não reflete a vontade da população. Parlamentares da ala conservadora tentaram remover referências ao casamento e propuseram outro nome para as uniões do mesmo sexo, mas esses projetos foram descartados.