Uma técnica de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Periperi, no subúrbio de Salvador, morreu na madrugada desta quarta-feira (20), por covid-19, no Hospital Couto Maia. Jaqueline dos Santos tinha 38 anos e começou a apresentar os sintomas no final do mês de abril. A família suspeita que ela pode ter contraído a doença na UPA que trabalhava.

“Ela trabalhava na UPA, onde a incidência está sendo muito grande. No dia 26 do mês passado, ela começou a sentir os sintomas da doença e os médicos fizeram a consulta com ela e mandaram ela para casa e pediu para ela ficar observando os sintomas. Quando nós percebemos que os sintomas estavam avançados, que ela estava sentindo muitas dores, que ela estava sentindo febre, nós a aconselhamos a voltar à UPA”, conta o cunhado de Jaqueline, Adailton Correia.

Ainda segundo Adailton, a técnica de enfermagem chegou a ficar internada na UPA por dois dias, quando ela recebeu o diagnóstico do coronavírus e foi transferida para o Hospital Couto Maia. “Como o quadro dela foi agravando e a UPA não tinha estrutura para manter ela lá, os médicos transferiram ela para o Couto Maia. Lá no Couto Maia ela foi entubada, e ela recebeu um tratamento mais adequado. A família foi chamada para assinar documentos, para que ela pudesse tomar um remédio forte. Com a tomada desse remédio, a situação dela não foi melhorando, ao contrário. Foi piorando, piorando e veio a falecer nessa madrugada”.

Em entrevista ao G1, a família não soube detalhar qual a medicação usada, sob a necessidade de assinatura. Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que os óbitos são informados nos boletins e que eles não divulgam informações sobre tratamento dos pacientes. A família disse ainda que Jaqueline não tinha nenhuma comorbidade. O corpo dela foi enterrado na tarde desta quarta-feira (20).