A operação da mineradora Vale na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, recebeu 11 multas ambientais no últimos oito anos do governo do estado. O valor total chega aos R$ 430 mil. A Vale recorre dessas autuações e, até hoje, não pagou nenhuma, segundo o Uol Notícias.

Uma das multas que a empresa recebeu está relacionada a problemas em barragens no local. De acordo com registros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais obtidos pelo Uol, a primeira dessas multas não pagas foi aplicada em 2011 e a última, em fevereiro de 2019. A empresa confirmou que ainda recorre das multas e diz exercer o seu direito.

Ainda segundo o site, desde 2011 a multa mais alta recebida pela mineradora Vale em Brumadinho foi uma infração gravíssima de R$ 100.148,21, em 31 de outubro de 2018. O motivo foi o desrespeito ao prazo para apresentar relatórios ambientais das operações em Brumadinho e não seguir recomendações dos órgãos de fiscalização ambiental.

Duas das autuações são por infrações leves, três gravíssimas e seis graves. Uma multa grave e uma gravíssima compõem uma mesma infração.

Uma outra é referente a problemas em duas barragens no complexo da mineradora: Menezes 1 e Barragem IV. Esta última está em uma lista divulgada pelo MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais) de dez barragens que a companhia já sabia, pelo menos desde outubro do ano passado, que correm risco de romper. A mineração foi paralisada nestas áreas. Foto: Agência Brasil