ec vitoria

Nenhum integrante das 18 edições disputadas por pontos corridos da Série B do Brasileiro passou tanto tempo sem ter a rede vazada dentro do próprio estádio como o Vitória. O time comandado por Léo Condé não sofre gols no Barradão há nove jogos seguidos, um recorde na história da divisão de acesso.

De 2006 para cá, quando o campeonato começou a ser disputado no atual sistema, nenhum clube tinha conseguido o feito. Até a temporada passada, a marca mais expressiva pertencia a Corinthians e Vasco.

A equipe paulista passou oito rodadas sem sofrer gols como mandante na edição de 2008. O time carioca repetiu o feito em 2022. O levantamento foi realizado pelo estatístico Thiago Minhoca, do portal NE45.

A marca atual da defesa do Vitória foi construída da 19ª rodada para cá. A zaga rubro-negra passou em branco no Barradão, em sequência, diante de Chapecoense, ABC, Ceará, Botafogo-SP, Mirassol, Avaí, Tombense, Guarani e Juventude.

Antes, o Vitória também ficou ileso no Barradão nos jogos contra Ituano, CRB, Londrina e Ponte Preta, porém não em sequência.

O recorde pode até ser ampliado, pois o Vitória tem dois jogos como mandante a disputar até o final do campeonato. Já no domingo (5), o Leão recebe o Vila Nova, às 18h. Depois, no dia 16, o rubro-negro se despede do Barradão na temporada, contra o Sport.

O Vitória foi o time que menos sofreu gols como mandante na atual edição da Série B, apenas seis. Somente quatro times conseguiram passar pela retranca do Leão em Salvador: Atlético-GO e Criciúma, nas derrotas por 3×2 e 1×0, respectivamente, além de Sampaio Corrêa e Novorizontino, ambos em triunfos pelo placar de 2×1.

Melhor defesa e também melhor campanha como mandante. Líder da Série B, o Vitória conquistou 41 dos 65 pontos que tem dentro do Barradão. Em 17 jogos, foram 13 vitórias, dois empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 80.4%.

Diante do Vila Nova, 8º colocado, com 54 pontos, o Vitória vai tentar fechar as traves mais uma vez e mostrar poder ofensivo. O rubro-negro depende apenas das próprias forças e, se vencer o adversário goiano, irá garantir o acesso à Série A. Correio da Bahia