Alan Santos/PR

Pesquisa Datafolha divulgada neste último sábado (18), pelo jornal “Folha de S.Paulo aponta que dois em cada três brasileiros dizem considerar que as manifestações que defendem o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso ameaçam a democracia. De acordo com o levantamento, 66% dos entrevistados afirmaram que protestos nas ruas com esse tipo de pauta ameaçam a democracia, enquanto 31% responderam que elas não ameaçam e 3% disseram não saber.

Veja o resultado:

  • Representam ameaça à democracia: 66%
  • Não representam ameaça à democracia: 31%
  • Não sabem: 3%

Os resultados foram bem parecidos em relação a manifestações nas redes sociais que pedem o fechamento dos dois Poderes: para 65%, elas são uma ameaça à democracia. O Datafolha ouviu presencialmente 3.667 pessoas em todo o Brasil de segunda-feira (13) até a quarta-feira (15). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada praticamente uma semana após os atos do 7 de Setembro em apoio ao governo Bolsonaro e com pedidos de fechamento do Congresso e impeachment de ministros da Suprema Corte. Durante a manifestação, em discurso na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que não iria mais cumprir decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Alvo constante de críticas de bolsonaristas, o magistrado é responsável por diferentes investigações na corte envolvendo o presidente e seus aliados. Na pesquisa realizada pelo Datafolha em junho de 2020, 68% responderam que manifestações nas ruas pedindo o fechamento do Supremo e do Congresso eram uma ameaça à democracia. Em comparação com o percentual atual de 66%, houve uma variação dentro da margem de erro.

Mensagens falsas

O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre a divulgação de notícias falsas envolvendo políticos e ministros do STF. Para a maior parcela da população, isso é visto como algo problemático. Para 77% dos entrevistados, o fenômeno é uma ameaça à democracia, enquanto 19% disseram que não ameaçam e 3% disseram não saber.

Veja o resultado sobre mensagens falsas:

  • Para 77%, representam ameaça à democracia
  • Para 19%, não são uma ameça
  • 3% não souberam dizer G1