Foto: Divulgação/freepik.

Mais de 5.500 salas em 272 locais serão utilizadas, na Bahia, para aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, na quinta-feira (25), o cartão de confirmação de inscrição. O documento mostra o endereço onde cada candidato fará o exame no dia 5 de maio.

Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição. É necessário fazer login no endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato. A Bahia tem o maior número de candidatos aptos no Nordeste em 18 cidades, como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

O MGI recomenda comparecer com o cartão para a realização do exame, apesar de não ser obrigatório, além de checar os dados que são garantidos no documento. Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgrario.

Com auxílio dos fiscais, a aplicação da prova segue diretrizes de segurança para coibir eventuais compartilhamentos de respostas:

  • Candidatos não devem sair com o caderno de provas;
  • Não será permitido realizar anotações do gabarito no cartão de confirmação.

Concurso Nacional Unificado

Em comparação com os outros estados, a Bahia ficou em quinto lugar, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. Juntos, os cinco estados respondem por quase 50% dos candidatos. Salvador é a quarta cidade entre os 20 municípios com mais inscritos confirmados: são 68 mil na capital baiana, que ficou atrás de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conforme detalhou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 200.782 mil inscrições para o CNU partiram da Bahia. Ou seja, 38.081 pessoas não efetuaram o pagamento da inscrição e não vão poder realizar a prova. São 6.640 vagas disponíveis, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. As provas serão aplicadas no próximo dia 5 de maio em 220 municípios brasileiros. Na Bahia, 18 cidades serão sede para aplicação das provas:

Barreiras
Bom Jesus da Lapa
Brumado
Camaçari
Eunápolis
Feira de Santana
Guanambi
Ilhéus
Irecê
Itaberaba
Jacobina
Jequié
Lauro de Freitas
Paulo Afonso
Ribeira do Pombal
Salvador
Teixeira de Freitas
Vitória da Conquista

Os postos de trabalho também são espalhados nas regiões do Brasil. As opções sediadas na Bahia são para as funções de analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e para órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O CNU permite a inscrição para a disputa por vagas em mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com o pagamento de uma única taxa de inscrição. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e as preliminares das provas discursivas e redações está marcada para 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. Já a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto. G1