O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou na manhã desta segunda-feira (23) que será publicado na próxima quarta-feira (25) um decreto que fecha os salões de bares e restaurantes em Salvador. O objetivo é diminuir ainda mais a aglomeração de pessoas na cidade para evitar o contágio do novo coronavírus. De acordo com o gestor, alguns bairros registraram casos de pessoas na rua.
“A gente vem, desde o começo da semana passada, tomando medidas para restringir as aglomerações em Salvador. Não há outro caminho. Está provado no mundo que os países que melhor enfrentaram o coronavírus foram aqueles que evitaram aglomerações desnecessárias. Suspendemos aulas, funcionamento de academia, cinemas. No final de semana começaram a valer a suspensão dos shoppings e praia. No entanto, Fiz questão de acompanhar de perto a dinâmica da cidade final de semana e percebemos, principalmente em bairros como Cosme de Farias, Sussuarana e outros lugares, a aglomeração de gente na rua com som. A partir de quarta-feira, um decreto será publicado em edição extra para suspender o funcionamento de bares e restaurantes em Salvador”, disse.
Neto explicou que, nesses casos, a exceção para que os bares e restaurantes funcionem são o delivery ou entrega na porta dos estabelecimentos. O prefeito também indicou que atividades sonoras podem causar apreensão dos equipamentos.
“Essa suspensão só não vale para delivery ou o caso em que a pessoa vai buscar a entrega. Os salões de bares e restaurantes estão fechados. Estamos proibindo qualquer atividade sonora. A Guarda Municipal vai fazer blitz para apreender equipamentos que estejam funcionando. Estamos definindo o fechamento de algumas atividades comerciais de rua na capital. A gente quer evitar aglomeração em lojas de conveniência e vamos suspender a venda de bebidas alcoólicas”, completou. No último domingo (22), a Secretaria de Saúde da Bahia confirmou 55 casos do novo coronavírus. A capital baiana registra 33 casos. (BN)