A Arábia Saudita abalou o mercado do futebol com a contratação de craques internacionais como Cristiano Ronaldo, Neymar e Benzema. Nos últimos meses, muitas estrelas do esporte acertaram com clubes do páis seduzidas por altas cifras e uma rotina de presentes e regalias. Mas nem todo jogador que passou por lá voltou com a bagagem cheia.
Em entrevista ao Segue o BAba, Iury Castilho, jogador do Vitória, brincou sobre sua passagem pelo futebol árabe.
Ganhei nada. Ganhei nem parabéns.
— Iury Castilho, jogador do Vitória.
– Mas quem sabe aí, vai que eu volte. É o atrativo deles. A cidade em si era muito ruim, não tinha muita coisa para se fazer. Tem que ter um algo a mais – explicou o jogador.
Agora no Vitória, Iury Castilho esteve na Arábia Saudita em 2019. O jogador conta que defendeu o Al Fayha durante um empréstimo que não durou muito tempo. Foram apenas cinco jogos entre janeiro e março daquele ano.
– Eu estava nos Emirados. Só poderia jogar só quatro [estrangeiros]. Eles contrataram outro atacante. Aí tive que sair, ser emprestado na Arábia Saudita, que foi um lugar complicado. O time não tinha tradutor, eu falava um pouco de inglês – lembra o atacante.
Castilho disputou o Campeonato Saudita antes da chegada de grandes craques, mas lembra que a competição já prometia uma valorização desde aquela época.
– Jorge Jesus estava lá, já tinha alguns jogadores. Não como agora, valorizou mais. É um campeonato que eu sabia que iria crescer. Na minha época já era chamativo. Agora, a liga valorizou mais – disse Castilho.
O futebol árabe foi assunto na entrevista com o atacante, mas não faz parte dos pensamentos atuais de Iury Castilho. Ele garante que o foco agora é subir de divisão com o Vitória. Globoesporte