Enquanto a maioria dos deputados se esquiva de falar das eleições da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Tum (PSC) declarou nesta quarta-feira (29), abertamente seu voto em favor da reeleição de Nelson Leal (PP). O tema é evitado publicamente pelo presidente do Legislativo Estadual e por outros deputados, apesar do atual presidente contar com a simpatia e até mesmo a articulação política de colegas do PP, PL e oposição nos bastidores.

O cuidado para tratar sobre o tema se deve principalmente ao fato do atual presidente precisar, para ser reconduzido ao cargo, reverter uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede a reeleição no e quebrar um acordo que definiu a sucessão do Legislativo Estadual com Adolfo Menezes (PSD). Muito próximo ao PP e ao vice-governador João Leão (PP), Tum disse que o apoio à reeleição a Leal considera a sintonia entre Leal e o governador Rui Costa (PT).

“Sem dúvida, isso foi muito positivo. Esta interlocução harmônica entre os poderes é necessária para uma aprovação célere dos projetos de lei de interesse do nosso Estado, sobretudo, na saúde, educação, infraestrutura, segurança e desenvolvimento econômico da nossa Bahia” explicou o parlamentar. No entanto, o deputado faz ressalva por reeleição sem um tempo determinado.

“Este ano sem dúvida foi atípico em todos os aspectos. Mesmo assim, a Casa manteve seu ritmo intenso de trabalho através da videoconferência. Mas não podemos negar que a pandemia interferiu um pouco nas nossas atividades. Por este motivo também defendo uma reeleição: para que possamos concluir projetos que porventura não tenha sido concluídos”, concluiu Tum.

Leal foi eleito por unanimidade em fevereiro de 2019 para um mandato de dois anos. O acordo para a sucessão com Adolfo Menezes foi garantido ao PSD pelo governador Rui Costa. Bahia Notícias