Uma região de caatinga, onde há uma área de proteção ambiental, foi atingida por um incêndio na cidade de Uibaí, no norte da Bahia. Segundo informações da brigada voluntária que atua no combate ao fogo, os primeiros focos foram registrados na sexta-feira (17) e vêm se espalhando deste então, depois que uma pessoa que preparava um roçado e realizou uma queima no terreno.

Por causa dos ventos na região, o fogo se alastrou para área de serra e rapidamente se espalhou pela vegetação. As áreas mais afetadas são a localidade conhecida como Grota da Bananeira e as imediações de um parque eólico. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada para tentar controlar o incêndio. Outros 26 brigadistas voluntários atuam na ocorrência.

De acordo com eles, o trabalho é complicado porque a vegetação atingida é de caatinga e está bastante seca. Com os ventos fortes, as chamas se propagam com mais velocidade. Não foi detalhada a extensão atingida pelo fogo. A direção do parque eólico disponibiliza água para o combate ao fogo e solicitou também o auxílio de uma aeronave, para monitorar a situação pelo ar. O Corpo de Bombeiros atua, ainda, na cidade de Pilão Arcado, também na região norte, onde equipes tentam controlar um incêndio há quase uma semana. G1