Foto: Fernanda Maia/GOV BA

Depois do arrastão da Quarta-feira de Cinzas, pode-se dizer que o carnaval de Salvador foi oficialmente encerrado. Nesta quarta-feira (14), o “até logo” da folia foi marcado por desfiles de Bell Marques, Daniel Vieira, Leo Santana e Carlinhos Brown, além da participação especial de Tony Salles, vocalista do Parangolé.

O primeiro a sair do Farol da Barra foi Bell Marques, que puxou a pipoca com ao som de grandes sucessos, como “100% Você” e “Cabelo Raspadinho”. Na multidão, era possível ver até mesmo foliões que saíram no bloco do cantor na terça-feira (13) e resolveram esticar a folia até a hora do arrastão. Danniel Vieira também levou a sofrência para o circuito.

Como de costume, o artista homenageou profissões relacionadas ao carnaval de Salvador e se vestiu de agente da Limpurb, responsável pela limpeza dos circuitos. Logo atrás, veio o GG da Bahia. Mas, dessa vez, Leo Santana não subiu no trio sozinho. Ainda na Barra, o artista convidou o amigo Tony Salles, vocalista do Parangolé, para cantar junto com ele.

Os dois amigos disputaram juntos o troféu Bahia Folia com a música Perna Bamba. Apesar da canção ter ficado em segundo lugar, perdendo apenas para “Macetando”, o hit caiu na boca do povo.

Nesta quarta-feira, a multidão que acompanhava os artistas ecoou o refrão e “meteu dança” debaixo de um sol de mais de 30ºC. “Esse foi um dos melhores carnavais da minha vida, estou muito feliz! Independente de música do carnaval, esse ano foi surreal pelo contexto. Por Leo estar comigo, por ser termos feito nosso primeiro ‘feat‘, 10 anos de Parangolé… Muito grato pelo que eu vivi”, afirmou Tony.

Questionado sobre a saída do Parangolé, Tony afirmou que “2024 será um ano praticamente de despedida”. “Em 2025 vamos começar uma nova história”, disse. Quem também estava em cima do trio elétrico com os artistas foi Scheila Carvalho, a eterna morena do “É O Tchan”, que é esposa de Tony Salles. Em entrevista à TV Bahia, a artista contou que “ficou de perna bamba” com a energia do carnaval deste ano e até participou do desafio “Posturado e Calmo”, de Leo Santana. [Veja vídeo acima]

“Como não se animar com essa dupla cantando? Energia maravilhosa, que carnaval incrível foi esse ano! Muita emoção, o folião participando… Eu me joguei, fiquei de perna bamba, desci [para a pipoca], não consegui ficar só em cima do trio!”, afirmou Scheila.

Para fechar com chave de ouro a folia, Carlinhos Brown comandou dezenas de percussionistas da Barra até Ondina. O cacique reuniu o Ilê Aiyê, Olodum e Os Zárabes, além de convidar a artista Mariene de Castro para cantar junto com ele.

Carlinhos foi o criador do arrastão nos anos 90. A festa de encerramento do carnaval foi criada para as pessoas que trabalharam no carnaval e não puderam curtir os dias de folia. Os foliões até queriam que “essa fantasia fosse eterna” – e de certa forma, vai. O carnaval de Salvador de 2024 ficou marcado pelos 30 anos de carreira de Ivete Sangalo, que enfrentou problemas no trio elétrico e encerrou a folia no meio do povo.

O carnaval também ficou marcado pelo retorno do encontro de trios elétricos na Praça Castro Alves, que voltou a acontecer depois de 10 anos; pela pipoca contagiante de Baiana System, que agitou os circuitos Dodô e Osmar; e por diversos outros momentos que ficarão na memória dos foliões e artistas. Até 2025! G1