Reprodução

O presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães, afirmou ontem (1º) que os beneficiários do auxílio emergencial do governo federal precisam atualizar o aplicativo Caixa Tem antes de fazer compras com as maquininhas de cartão, utilizando a conta digital da Caixa. O Caixa Tem já teve 16 atualizações até o momento. “É importante que todos atualizem a versão do aplicativo para que possam realizar compras via QR Code. Se você não tiver a última versão, não vai conseguir realizar essa compra”, disse Guimarães.

As compras em lojas físicas, a partir de QR Code e sem a necessidade de cartão de plástico, foram liberadas pela Caixa na última sexta-feira (29). O pagamento das compras será feito por leitura de QR Code. A Caixa concluiu na semana passada os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários que receberam a primeira até 30 de abril. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.

Um segundo grupo de aprovados recebeu a primeira parcela também na última semana – para estes, a data de pagamento da segunda não está confirmada mas, segundo o presidente da Caixa, o benefício deve ser liberado em um mês. Até sexta-feira (29), ainda havia 10,6 milhões de pedidos de Auxílio Emergencial aguardando análise, segundo a Caixa. Não há previsão de quando essas pessoas irão receber o benefício. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.