Agência Senado

Na Bahia, 192 empresas privadas sem fins lucrativos estão impedidas de celebrar convênios, contratos de repasse ou termos de parceria com a administração pública. Os dados, atualizados até a última quinta-feira (16), foram colhidos por meio do Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão responsável pela lista.

De acordo com o levantamento, a instauração de tomada de contas especial é o principal motivo de sanção, com 54 registros. A medida é um instrumento da administração pública para ressarcir-se de eventuais prejuízos causados por essas empresas. Na lista, sanções foram registradas na Bahia 274 vezes, levando em conta mais de uma sanção por empresa. O estado só perde para Pernambuco, com 310 registros de sanções para essas empresas.

Especialista em direito público, a advogada Silvana Barreto explica que as sanções também são levadas em consideração para as esferas estadual e municipal. “São sanções cumulativas ou alternativas. Nem sempre vai sofrer todas as sanções, ou pode sofrer alternadamente”, explicou, em entrevista ao BNews.

Entre os responsáveis pelas sanções, o Ministério da Agricultura, comandado por Tereza Cristina, lidera com 66. A pasta é seguida por Cidadania com 65; Turismo 24; Economia 23; Educação 21; Saúde 20; Desenvolvimento Regional 18; Ciência e Tecnologia com 12; Meio Ambiente 10; Mulher 9; e Justiça e Segurança Pública 6.

MOTIVOS PARA SANÇÃO

Instauração de tomada de contas especial: 54

Motivo não especificado: 33

Não apresentação de documentação complementar: 51

Irregularidade na execução financeira: 17

Não apresentação da prestação de contas: 35

Irregularidade na execução física e financeira: 13

Teve a prestação de contas impugnada: 10

Descumprimento de cláusula e condições: 13

Atraso na devolução de recursos: 4

Atraso na entrega de prestação de contas: 7

Não executou totalmente o objeto pactuado: 10

Irregularidade na execução física: 6

Utilizou os recursos em desacordo com o programa de trabalho: 2

Inscrição por decisão do TCU: 8

RANKING DE REGISTROS POR ESTADO

Pernambuco: 310

Bahia: 274 

Sergipe: 169

Ceará: 148

Paraíba: 147

Maranhão: 124

Rio Grande do Norte: 105

Piauí: 97

Alagoas: 56 Bocão News