Nas próximas eleições municipais, que serão realizadas no dia 6 de outubro deste ano, a Bahia vai ter 122.664 jovens de 16 e 17 anos como eleitores. O número é menor do que o registrado nas eleições de 2022, quando 177.548 jovens com menos 18 anos compuseram o total do eleitorado apto a votar no estado. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Apesar da queda na quantidade de jovens eleitores de um processo eleitoral para outro, o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, presidente do TRE, comemorou o número durante entrevista coletiva realizada na manhã nesta quinta-feira (25), ocasião em que divulgou dados referentes ao eleitorado baiano. “Eu fico muito feliz que hoje verifico que os jovens estão desejando realmente exercer sua cidadania. Np convênio que foi feito com o Estado da Bahia para algumas escolas que foram listadas pelo próprio governador, houve uma adesão em massa para poderem fazer o primeiro alistamento”, frisou.
O convênio mencionado desenvolveu o projeto “TRE-BA em Todo Lugar” através do SAC Itinerante nas Escolas, que tem o objetivo de fornecer orientações sobre o processo eleitoral para os estudantes, além de oferecer serviços o serviço do alistamento. A iniciativa contempla as escolas de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista. Até o momento, mais 1.110 primeiras vias de título foram emitidas.
O TRE-BA também informou que, ao total, são 11.034.100 eleitores aptos no estado e 807.158 sem biometria. Os dados divulgados sobre gênero, eleitores indígenas, eleitores quilombolas e eleitores com deficiência foram os de 2022 e, portanto, estão desatualizados. Correio da Bahia