Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

O Campeonato Baiano tem um novo líder. No jogo que valia o topo da classificação do estadual, o Bahia venceu a Juazeirense de virada por 2×1, no estádio Adauto Moraes, na tarde deste domingo (25), e voltou ao primeiro lugar da competição.

Diante do gramado ruim em Juazeiro, as equipes fizeram um confronto físico, com muitas disputas no meio-campo e poucas chances claras. Na reta final da primeira etapa, o meia Mauro acertou belo chute e colocou a Juazeirense em vantagem. Apenas três minutos depois, David Duarte, de cabeça, empatou para o Esquadrão. No segundo tempo, Ademir garantiu o triunfo.

O resultado positivo deixa o Bahia com 16 pontos, empatado com o Barcelona de Ilhéus, mas o Esquadrão leva vantagem no saldo de gols. A Juazeirense caiu para terceiro, com 14, e pode perder mais uma posição no complemento da rodada.

Na última rodada da primeira fase, o Esquadrão recebe o Jacuipense, na Fonte Nova, no domingo (3). No mesmo dia, a Juá visitará o Bahia de Feira, em Feira de Santana.

O JOGO

Rogério Ceni voltou a promover mudanças no Bahia. A principal surpresa foi a entrada de Danilo Fernandes no gol. Atual terceiro goleiro, ele estreou na temporada.

Sem Jean Lucas e Rezende, suspensos, Rogério montou um meio-campo com Caio Alexandre, Yago e Thaciano, que tinha a missão de municiar o tripé formado por Biel, Everaldo e Rafael Ratão.

Apesar da escalação sugerir que o Bahia jogaria com dois pontas espetados, durante o confronto Biel revezava entre a beirada e o papel de meia por dentro, tentando articular as jogadas. O tricolor apostava nos cruzamentos na área e demorou para criar chances claras.

A Juazeirense, por outro lado, tentava chegar ao ataque na base do contra-ataque, direcionando as ações, principalmente, para a parte esquerda da defesa do Esquadrão, onde encontrava o lateral Cicinho improvisado e o zagueiro David Duarte.

O Cancão, aliás, foi o primeiro a assustar na partida. Na cobrança do escanteio na área, o zagueiro Maurício tentou de letra, mas a bola explodiu em Gabriel Xavier. Os jogadores ficaram pedindo toque de mão do zagueiro tricolor, mas a arbitragem mandou seguir.

Pouco criativo, o Bahia só levou perigo de fato pela primeira vez no jogo aos 33 minutos, em chute de Thaciano que o goleiro João Guilherme segurou firme. O primeiro tempo caminhava para um fraco 0x0, mas ganhou emoção no fim.

Aos 41 minutos, a Juazeirense escapou em velocidade pelo lado direito. Bruno Matos cruzou rasteiro e achou Mauro do lado esquerdo. O meia carregou sem marcação e chutou forte para abrir o placar no Adauto Moraes.

A resposta do Bahia foi rápida. Apenas três minutos depois, Biel cobrou escanteio na medida e David Duarte, de cabeça, deixou tudo igual e salvou o tricolor da derrota na primeira etapa.

O Bahia começou o segundo tempo com mais presença ofensiva. Logo nos primeiros minutos, Everaldo mandou chute colocado e obrigou João Guilherme a fazer grande defesa. O tricolor, no entanto, não conseguiu transformar a maior posse de bola em pressão.

O jogo seguiu com muitas disputas no meio-campo e pouca criatividade. Para tentar mudar o panorama, Rogério Ceni colocou Cauly e Ademir em campo. A alteração deu certo.

Aos 25 minutos, Thaciano ganhou bem do zagueiro Maurício e cruzou para Ademir. O camisa 7 dominou livre de marcação dentro da área e teve a tranquilidade de bater colocado para virar o placar em favor do Esquadrão.

Com o resultado favorável, o tricolor passou a se defender e jogar no contra-ataque. O Cancão tentou fazer pressão, principalmente pelo alto. O Bahia ainda teve uma última chance para ampliar a conta, mas Cauly, sem goleiro, mandou por cima do gol. No fim das contas, o lance perdido não fez falta já que o Esquadrão se segurou bem e garantiu o triunfo. Correio da Bahia