Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A disputa pela cadeira da Presidência da Câmara dos Deputados, em Brasília, só acontece em 2025, no entanto, os postulantes já se movimentam para angariar apoio e se fortalecer para a corrida eleitoral. Na Bahia, dois parlamentares desejam o espaço, são eles: Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União Brasil). Correm por fora, os deputados Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

O levantamento divulgado pela Quaest, feito pela GloboNews, mostrou que o pessedista baiano tem chances reais de ser consagrado o sucessor de Arthur Lira (PP-AL). De acordo com a pesquisa, divulgada na quarta-feira (22), Antônio Brito é tido como o favorito para levar o posto. A sondagem ouviu 183 deputados federais em exercício (35% do número total de integrantes da Câmara) entre 9 de abril e 21 de maio. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais.

O resultado do levantamento apontou o filho do vereador e tributarista, Edvaldo Brito (PSD), como o deputado mais citado. Aliado de primeira hora do governo Lula (PT), o nome do baiano agrada o governo e tem livre trânsito com a oposição, é a opção de 23% dos entrevistados.

Já Elmar Nascimento (União Brasil) aparece na segunda posição com 15%, seguido por Marcos Pereira (Republicanos-SP), com 13%, e Isnaldo Bulhões (MDB-AL), com 10%. A pesquisa perguntou aos deputados em quem votariam para presidente da Câmara.

O MDB, por sua vez, pode retirar a sua candidatura em prol do apoio a Brito. O presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, esteve na Bahia na última quarta-feira (16), para receber o título de cidadão baiano e afagou o nome do pessedista na corrida para o mais alto cargo da Casa Legislatica. A sondagem também indica que 50% dos deputados federais avaliam a gestão de Arthur Lira (PP) como positiva, 37% como regular e 11% como negativa. 2% não sabem ou não responderam. Bahia.Ba