Foto: Reprodução

Após elevação do Rio Paraguaçu na sexta (26), o grupo Votorantim Energia informou que apesar das chuvas no estado da Bahia, o nível do reservatório está normal. Sempre que o nível de água fica elevado no Rio Paraguaçu, a população de Cachoeira, São Félix e Maragojipe ficam em estado de alerta total, pois as lembranças da última enchente no ano de 1989 deixaram marcas nas estruturas físicas das cidades e no coração dos moradores.

Veja a nota: “O Estado da Bahia tem registrado chuvas incluindo as regiões que contribuem para o reservatório da UHE Pedra do Cavalo. Apesar da elevação do volume de água, a Votorantim Energia informa que o nível do reservatório está normal e as operações da Usina estão dentro da sua capacidade habitual, cumprindo a regra vigente de operação”. 

Moradores do município de Cabaceiras do Paraguaçu informaram sobre o alto nível de água que se encontra o Rio Paraguaçu entre as cidades de Cabaceiras e Santo Estevão. De acordo com um dos moradores, esse volume de água está aumentando muito rápido e pode atingir índice histórico.

“A água já chegou até o asfalto e do jeito  que vai pode subir muitos metros ainda. Espero que as autoridades alertem toda a população para o perigo. Principalmente quem mora nas cidades Rio abaixo, como São Félix, Cachoeira e Maragogipe”. A cheia é devido as fortes chuvas que vem atingindo a região da chapada Diamantina e o Recôncavo baiano

. A grande preocupação é a maneira que os responsáveis pela barragem Pedra do Cavalo vão fazer para o escoamento gratativo da água e evitar uma tragédia como aconteceu em alguns lugares do país. Em breve mais informações e fotos. As informações são do Mídia Recôncavo

Foto: Mídia Recôncavo