O governo da Paraíba enviou 21 bombeiros militares para auxiliar nas operações de apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas no Sul da Bahia e colaborar com a força-tarefa, que também conta com o apoio de outros estados do Brasil. Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), mais de 430 mil pessoas foram afetadas pela forte chuva no estado.

De acordo com o major do Corpo de Bombeiro da Paraíba, Thiago Antônio, além dos agentes, foram levados, também, equipamentos e materiais para auxiliar nos trabalhos de retirada de pessoas de áreas de risco, equipamentos de desobstrução de vias e de recuperação de serviços essenciais. “Foram enviados agentes especializados, com conhecimento de busca e salvamento”, disse o major.

O processo de salvamento funciona com etapas. Primeiro faz o planejamento das ações para poder distribuir os militares por regiões, levando em consideração que são agentes de todo Brasil e não somente da Paraíba. Os bombeiros paraibanos estão alojados em uma base em Ilhéus, na Bahia. O major explicou, ainda, que os bombeiros foram à Bahia no sábado e ainda não existe uma data de retorno deles à Paraíba. A missão só acaba quando não houver mais pessoas precisando delesG1