Foto: CBF

A decisão da Copa América neste domingo, às 17h (de Brasília), no Maracanã, vai ter um ingrediente ainda mais especial para a grande maioria dos relacionados: apenas quatro jogadores entre os 46 convocados por Brasil e Peru – sendo todos brasileiros – já tiveram a oportunidade de disputar uma final com a camisa da seleção de seu país.

Levando em conta apenas competições oficiais (Copa América, Copa das Confederações e Copa do Mundo), os únicos que desfrutaram do prazer de uma decisão pelo Brasil foram: Daniel Alves, Thiago Silva, Filipe Luís e Miranda, sendo que apenas os dois primeiros estiveram em campo.

Para os peruanos, tudo é novidade. Mesmo Guerrero, maior referência do futebol do país na atualidade, jamais chegou a uma final pela seleção. A última decisão do Peru foi em 1975, quando bateu a Colômbia e levantou a taça da Copa América. Aos 36 anos, Daniel Alves esbanja experiência no quesito decisão.

O jogador do PSG disputou três finais com a camisa da Seleção, todas com título: foi titular contra a Espanha na Copa das Confederações de 2013 (assim como Thiago Silva), entrou no segundo tempo da vitória contra os EUA na Copa das Confederações de 2009 e marcou o gol que sacramentou o título contra a Argentina na Copa América de 2007. Globoesporte