EC Vitória

O Vitória inicia a temporada 2020 com dois grupos. O elenco profissional disputará a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil nos primeiros meses desta temporada, enquanto a equipe sub-23 ficará responsável pelos jogos do Campeonato Baiano. A medida foi adotada para aumentar o tempo de preparação para os principais jogadores do clube, além de diminuir o número de jogos no ano e dar mais chances para atletas jovens, muitos deles revelados na própria Toca do Leão.

Destaque do time na reta final da Série B de 2019, o lateral-esquerdo Thiago Carleto é favorável à medida. Em 2019, ele passou pelo Athletico, clube que tem a mesma política com relação ao estadual. E o experiente jogador lembra que a medida rendeu bons frutos para a equipe paranaense.

  • Já me fizeram essa pergunta nas férias, acho que todos os clubes estão fazendo isso, os clubes grandes, Flamengo, Athletico foi campeão. O Tiago Nunes é um grande treinador, se firmou após um título estadual com o Athletico jogando com o sub-23. Tinha Renan Lodi, Bruno, Léo Pereira, jogadores que se destacaram. Acho que é uma iniciativa boa para os jogadores, que precisam pensar que estão tendo uma oportunidade gigante de se mostrar, fazer a diferença – disse Carleto em entrevista para a TV Bahia.

Thiago Carleto pontuou que o sub-23 pode funcionar como uma reserva de talentos para o Vitória. Os jogadores que despontarem na disputa do estadual podem ganhar espaço no grupo profissional e, mais para frente, atuar pela Série B do Campeonato Brasileiro, principal competição da equipe no ano.

  • Com toda a dificuldade que o Vitória passou em 2019, o jogador poder iniciar o ano jogando o baiano, com a reformulação que está sendo feita, se tiver foco, pode terminar o ano como titular em um possível acesso, em um possível título. É uma grande oportunidade para eles, para o clube, que está colocando jogadores mais jovens no mercado. A ideia do Vitória hoje é trabalhar os meninos da base, mesclar com experiência, mas dar uma mexida na base. É uma grande oportunidade para esses jogadores. Esperamos que eles possam ser campeões baianos e possam compor com a gente. Vai ser um ano difícil, vamos precisar de todo mundo. Quem está no elenco tem que saber que vai precisar lutar, abdicar de muita coisa para colocar esse clube na Série A e brigar por título. Já disse, volto a repetir, não vejo o Vitória como o clube do ano passado, que brigou contra a Série C. Começou muito bem, com o pensamento de colocar esses meninos para jogar. Se eles entenderem, dando uma reposta que a comissão técnica espera, certeza que eles vão dar o fruto que todos esperam.

O time sub-23 do Vitória estará em campo na partida de estreia da temporada, contra o Jacobina. O jogo será realizado no Barradão, em Salvador. Globoesporte