Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Em 2024, a Série A terá o retorno de um personagem ilustre que carimbou seu nome em diversos clubes pelo Brasil. Aos 37 anos, Osvaldo é chamado de vovô por parte do elenco do Vitória, mas a brincadeira para por aí, já que ele mostra vitalidade em campo e está em grande forma para disputar a elite do futebol brasileiro pela 11ª vez.

Osvaldo na Série A:

  • 2011: Ceará;
  • 2012, 2013 e 2014: São Paulo;
  • 2015 e 2016: Fluminense;
  • 2017: Fluminense e Sport;
  • 2019, 2020 e 2021: Fortaleza.

Em entrevista ao ge na última quarta-feira, um dia antes de completar 37 anos, o atacante se mostrou animado com o retorno à Série A. “Chego muito motivado. Estou indo para a minha 11ª Série A na carreira. Privilégio muito grande”, disse Osvaldo.

Osvaldo jogou a Série A pela última vez em 2021, pelo Fortaleza, mas teve desempenho apagado, com apenas uma assistência na competição. Depois de passagem pelo CSA no ano seguinte, o atacante chegou ao Vitória contestado no início de 2023. Contudo, no Leão, o veterano reencontrou a boa fase e foi fundamental para a campanha do título da Série B, a primeira conquista nacional da história do clube.

Em campo, Osvaldo chamou a atenção pela qualidade técnica e também pela boa forma. Ele foi o atleta que mais entrou em campo pelo Vitória no ano passado (50 partidas) e o líder de assistência da Segundona (nove passes para gol).

Nesta temporada, Osvaldo continua em alto nível e coleciona outras marcas importantes. Quinto atleta que mais jogou (1353 minutos) e artilheiro da equipe com seis gols, o atacante está mais do que pronto para voltar a campo pelo Brasileirão.

– É uma competição muito técnica. Joguei Série B nos últimos dois anos, que é muito diferente. Mais corrido e disputado. Feliz e motivado para voltar para a Série A – completou o camisa 11.

História na Série A

A história de Osvaldo na Série A começou em 2011, com a camisa do Ceará. Naquela temporada, o atacante se destacou, com oito gols e cinco assistências, e logo foi negociado com o São Paulo. Ele passou três temporadas no Tricolor paulista e marcou época com título da Sul-Americana em 2012, inclusive anotando gol na final.

Osvaldo também atuou na elite do futebol brasileiro por Fluminense, Sport e Fortaleza.

– Sempre me cuidei. Saí pela porta da frente em todos os clubes que passei e fui muito querido por todos. Estou em boa forma, correndo como um garoto. Agradecer à comissão técnica e à minha família, que fez tudo isso acontecer – disse após a conquista da Série B em 2023.

O reencontro entre Osvaldo e a Série A está marcado para as 18h30 deste domingo (horário de Brasília) contra o Palmeiras, no Barradão, em duelo que marca o fechamento da 1ª rodada. Será um ótimo teste para o atleta demonstrar futebol de alto nível na elite e provar que o apelido de Vovô não passa de um tratamento carinhoso dos colegas de equipe. Globoesporte