A chuva forte que atingiu o sul da Bahia, na quinta-feira (22), deixou ruas e casas alagadas e derrubou muros em municípios da região. Em Jucuruçu, uma escola ficou alagada e cerca de 600 alunos estão com as aulas suspensas.

Na cidade, segundo a prefeitura, a chuva durou cerca de 3h e foi suficiente para provocar diversos transtornos. Diversos pontos ficaram alagados. Além de residências, a água invadiu também prédios públicos.

Parte de muro caiu sobre carro em Jucuruçu, mas ninguém se feriu — Foto: Divulgação/Prefeitura de Jucuruçu

A instituição de ensino que teve de suspender as aulas por causa do temporal foi o Colégio Municipal Cecília Meireles. As atividades nesta sexta-feira, apesar da trégua dada pela chuva, continuam suspensas, pois, segundo a prefeitura, os funcionários foram hoje somente fazer a limpeza do local.

A chuva também derrubou parte do muro do cemitério municipal e muros de imóveis residenciais. Um deles caiu sobre carro, mas ninguém se feriu. Não houve registro de desabrigados ou desalojados. A previsão continua sendo de chuva na cidade nos próximos dias.

Itamaraju

Casa ficou alagada em Itamaraju — Foto: Divulgação/Defesa Civil

Em Itamaraju, a chuva que caiu na quinta deixou casas que ficam nos bairros Novo Prado e Itatiaia também alagadas. Na região central da cidade, comerciantes também tiveram prejuízos pois a água invadiu os estabelecimentos comerciais.

A Defesa Civil da cidade informou que, nesta sexta, a chuva deu uma trégua e que está vistoriando os pontos mais afetados. Na cidade, também não houve desabrigados ou desalojados. O tempo nesta sexta em Itamaraju também permanece nublado e há risco de chuva.

Ruas ficaram alagadas e tomadas por lama em Itamaraju — Foto: Divulgação/Defesa Civil

Alerta

A Marinha, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, emitiu nesta sexta-feira (22), um comunicado sobre um possível ciclone marítimo no sul da Bahia durante este final de semana. Além disso, o comando fez um alerta de mau tempo para a áreas litorâneas próximas à costa baiana.

Segundo a Marinha o fenômeno tropical pode ter ventos intensos de até 89km/h, a partir das 9h de sábado (23). A condição de tempo deve ocorrer principalmente em alto mar, associada à chuva intensa.

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria reafirma que o fenômeno deve atingir apenas o baixo-sul e o sul da Bahia, além do norte do Espírito Santo. Ela explica que o ciclone deve se manter no oceano e, caso se aproxime da costa, ele pode provocar danos, como destelhamentos.

As outras regiões do estado também devem ter influência de outros sistemas de baixa pressão, que vai provocar chuvas e rajadas de ventos em alguns momentos. A meteorologista destacou, no entanto, que a chuva e o vento não são em decorrência do ciclone, que só deve atingir o sul do estado.

Para quem pretende entrar no mar durante o final de semana, o comando da Marinha recomenda aos navegantes que consultem as informações das condições do tempo e alertas antes de irem ao mar. A recomendação também serve para agências e condutores de embarcações de transporte marítimo de pessoal. G1