Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), das cidades da Bahia atingidas pela chuva, apenas Igaporã, de 15 mil habitantes, no Sudoeste do estado, decretou emergência.

“A Sudec está monitorando os efeitos das fortes chuvas em todas as regiões do estado. Estamos com equipes em campo ajudando as defesas civis municipais”, afirmou o superintendente da Sudec Paulo Sérgio Menezes Luz.

Choveu por quase cinco horas ininterruptas, na quinta-feira, em Igaporã. Porém, como não há pluviômetros oficiais no local, não há registro do volume de chuva que caiu na cidade. No entanto, a estimativa da prefeitura é de mais de 180 mm.

Praças ficaram alagadas e dezenas de casas localizadas no bairro Parque da Cidade foram invadidas pelas águas, que chegaram a quase um metro de altura. Ao menos 25 famílias foram atingidas, segundo informações da prefeitura.

Entre essas famílias, 10 ficaram desalojadas por dois dias, mas já retornaram às casas, após ficarem em abrigos provisórios ou na casa de parentes. “Tem mais de 50 anos que não se vê uma chuva como essa”, disse o procurador da prefeitura Vitor Oliveira.

Numa avenida de Igaporã, a prefeitura teve de abrir um buraco de 6 metros de comprimento para que a água que ficou acumulada escorresse para outro local, já que os bueiros não estavam dando conta segundo o Correio da Bahia.