A cidade de Itiruçu, na região sudoeste da Bahia, registrou 89 mm de chuva em apenas 20 minutos, durante a tarde de domingo (7). Esse volume representa 63% do esperado para todo o mês de novembro: 140 mm. Cada mm corresponde a um litro de água por m². Não há registro de feridos, desaparecidos e desalojados, apesar dos prejuízos. Uma casa desabou por causa do temporal, bem como o muro do estádio municipal.

Muitos moradores perderam móveis e eletrodomésticos. A enxurrada invadiu várias casas e deixou rastro de destruição e estragos em toda a cidade. Os bairros mais afetados foram Antônio Souza Leal, Itiruçuzinho e Jacutinga – onde o imóvel desabou. O temporal acabou agravado pelo vento forte, cuja velocidade chegou a 30 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta sobre o grau de severidade das chuvas na Bahia, entre domingo e esta segunda-feira (8). Há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As principais regiões afetadas no estado são: metropolitana de Salvador; centro sul; nordeste centro norte; sul; extremo oeste; vale são-franciscano.

Estragos em outras cidades do interior

A frente fria que atinge a Bahia também causou estragos na região em oeste. As cidades mais são Barra e São Gabriel. Em Barra, foram registrados 25 mm só no domingo. A chuva causou alagamentos e prejuízos aos moradores. Em São Gabriel, ruas se transformaram em rios de lama. Rajadas de vento também foram registradas.

Na Chapada Diamantina, as cidades de Ruy Barbosa e Irecê tiveram trovões e raios no domingo, além de muitos alagamentos. A situação se repetiu na região sul. Em Itabuna, a lama invadiu casas e moradores tiveram prejuízos.

Em Maragogipe, a prefeitura decretou situação de emergência por causa do temporal. Pelo menos 28 famílias ficaram desalojadas, somente na área urbana. A prefeitura disponibilizou uma pensão para que as pessoas afetadas possam se abrigar.

Casas e repartições públicas, que foram invadidas pela água, estão sem internet e energia elétrica. Além disso, as aulas presenciais estão suspensas na escolas da rede municipal até quarta-feira (10), pelos mesmos problemas.