Nara Gentil/CORREIO

Unidades de saúde do interior da Bahia têm registrado lotação devido ao aumento de casos de gripe no estado. Em Itabuna, apenas nesses três primeiros dias de 2022 já foram realizados mais de 300 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Em Feira de Santana, também houve maior procura por atendimento nas policlínicas.

Não há detalhes sobre qual tipo de influenza tem mais atingido a população dessas cidades. Nos primeiros dias do ano, 319 atendimentos já foram feitos na UPA de Itabuna. Destes, 146 foram registrados apenas no dia 1º de janeiro.

Na UPA, o número de casos tem aumento desde o final de 2021. Somente no dia 27 de dezembro, mais de 400 atendimentos foram realizados no gripário e na clínica médica (partes da UPA). A lotação acontece após a cidade sofrer alagamentos por causa das chuvas.

Já no hospital Calixto Midlej, o atendimento diário de pessoas com sintomas gripais dobrou a cerca de 15 dias, e um gripário foi instalado para diminuir a quantidade de pacientes no pronto atendimento. Segundo a secretária de saúde de Itabuna, a cidade ganhará mais dois gripários um adulto e outro infantil. A previsão é de que ambos sejam entregues até a quinta-feira (6). G1