A evolução da pandemia de coronavírus na Bahia fez o governo disponibilizar, até o momento, 1.135 leitos exclusivos para o tratamento da doença, sendo 429 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A promessa é de que o número total chegará, nas próximas semanas, a 2.418 leitos de referência. Destes, 1.399 estarão localizados em Salvador, com outros 1.019 distribuídos pelo interior do estado.

O número de Salvador já conta com o reforço provocado pela reabertura do Hospital Espanhol, localizado no bairro da Barra. Com 220 leitos instalados, sendo 140 de UTI e 80 leitos clínicos, a unidade hospitalar poderá receber pacientes a partir desta quarta-feira (22).

No interior do estado, a estratégia adotada foi a de estabelecer centros de referência no tratamento da doença em cada região. As 53 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) espalhadas pela Bahia fazem a primeira triagem, estabilizam o paciente e procedem com a recomendação por isolamento ou transferência para um hospital.

“O objetivo é ter uma UPA em cada território da Bahia para que possamos ter um verdadeiro cinturão de triagem. Caso um paciente sinta falta de ar, ele deve ser levado para a unidade de pronto atendimento regional. Se melhorar, volta para casa. Caso piore, o paciente deve ser transferido para o hospital estadual, para a UTI, para uma providência de uma complexidade maior”, explicou Rui Costa no fim de março.

Na última terça-feira (21), em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário estadual de Saúde Fábio Vilas Boas afirmou que o sistema de saúde do estado deve ter capacidade para receber pacientes até o início de junho, caso a curva de contágio se mantenha com crescimento de 9% ou 10% ao dia.

Atualmente, a Bahia registra uma progressão de 9% por dia no número de casos de coronavírus. Porém, algumas regiões apresentam um quadro mais grave. Em Ilhéus, o número de casos subiu de 79 para 92 de segunda (20) para terça-feira (21), um acréscimo de 16%. Segundo o último boletim da Sesab, 165 pessoas encontram-se internadas com coronavírus, sendo 61 em UTI.

Confira a distribuição de leitos nos principais hospitais do estado:

Salvador e Região Metropolitana

Instituto Couto Maia
O Instituto Couto Maia (Icom) já atende exclusivamente aos pacientes com suspeita de estarem com o coronavírus, desde o dia 23 de março. A unidade não funciona de portas abertas, o paciente deve ser encaminhado pela regulação, pelo Samu ou pelo Corpo de Bombeiros.

  • 123 leitos;
  • 63 leitos clínicos;
  • 60 leitos de UTI;
  • Capacidade de ampliação de 50 leitos de UTI.

Hospital Geral Ernesto Simões Filho – Salvador
Desde o dia 23 de março, o Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) atende exclusivamente pacientes que necessitem de internação com diagnóstico positivo para o coronavírus (Covid-19).

A unidade não atenderá casos de urgência e emergência, apenas pacientes regulados, que tenham testado positivo paro o Covid-19. A população que necessite de atendimento de urgência e emergência deve se dirigir a outras unidades. As mais próximas são: UPA de San Martin; UPA de São Caetano; Unidade de Emergência do Curuzu; e 16º Centro de Saúde – Maria Conceição Imbassahy.

  • 60 leitos clínicos;
  • 26 leitos de UTI;
  • Capacidade de ampliação de 49 leitos de UTI.

Hospital Espanhol – Salvador
A justiça autorizou a reabertura temporária do Hospital Espanhol. A unidade, que passou por dedetização, higienização e os devidos reparos, começou a funcionar nesta quarta-feira (22). O recebimento dos pacientes de Covid-19 será mediante Regulação da Secretaria da Saúde do Estado.

  • 80 leitos clínicos;
  • 140 leitos de UTI.

Hospital de Campanha Arena Fonte Nova – Salvador
A Arena Fonte Nova é outra das opções do Governo do Estado para a montagem de uma tenda com mais 140 leitos clínicos e 100 de UTI, dedicados ao coronavírus. Os pacientes deverão ser encaminhados para a Arena Fonte Nova por meio da regulação da Sesab.

Hospital de Campanha Wet’n Wild – Salvador
Hospital de campanha que está sendo construído na área onde funcionava o antigo Wet’n Wild, na Avenida Paralela. Serão disponibilizados 80 leitos clínicos e 100 de UTI.

Hospital do Subúrbio – Salvador
Um hospital de campanha para atender pacientes com coronavírus em estado grave está sendo construído na área do estacionamento da unidade hospitalar. Serão disponibilizados 118 leitos de UTI.

Hospital Metropolitano – Lauro de Freitas
A unidade de saúde que está sendo construída em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, tem previsão de ser inaugurado nas próximas semanas. O hospital será um reforço para o atendimento com 100 leitos clínicos dedicados ao coronavírus e 91 leitos de UTI. Na unidade todos os pacientes serão encaminhados pela Central Estadual de Regulação.

Região Nordeste

Hospital Geral Clériston Andrade 2 – Feira de Santana
O Hospital Geral Clériston Andrade 2 possui 40 leitos de UTI e 10 clínicos que ainda não foram inaugurados e serão dedicados ao coronavírus. O recebimento dos pacientes de Covid-19 será mediante regulação da regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

  • Dez leitos de UTI;
  • Capacidade de ampliação de dez leitos clínicos e 40 de UTI.

Hospital Estadual da Criança – Feira de Santana
Inaugurado em 2010 para atender a população com idade de 0 a 18 anos. A unidade possui capacidade para atendimento de média e alta complexidade, através do Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR).

  • 20 leitos pediátricos;
  • Dez leitos de UTI para adultos;
  • Dez leitos de UTI pediátricos.

Chapada Diamantina

Hospital Regional da Chapada – Seabra

O hospital é referência para 11 municípios da região, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório. A unidade passa por ampliação para receber mais 36 leitos clínicos e 10 de UTI.

Região Norte

Hospital Regional de Juazeiro – Juazeiro
A diretoria do hospital criou um Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19, que atua na prevenção, orientação e combate à pandemia. A unidade conta com área exclusiva para pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus e mantém atenção voltada para os fluxos de acessos, uso de máscaras e orientações pós-alta com os esclarecimentos sobre o período de isolamento.

  • 29 leitos clínicos;
  • Dez leitos de UTI.

Hospital Nair Alves de Souza – Paulo Afonso
Uma ala desativada da unidade hospitalar foi requisitada pelo município para receber pacientes diagnosticados com coronavírus.

  • Dez leitos de UTI;
  • Capacidade de ampliação para 20 leitos clínicos.

Região Oeste

Hospital do Oeste – Barreiras
A unidade hospitalar adotou medidas para reduzir o fluxo de pessoas no local, como suspensão de visitantes e acompanhantes acima de 65 anos, redução de consultas e suspensão de cirurgias ambulatoriais.

  • Dez leitos clínicos;
  • Cinco leitos de UTI
  • Capacidade de ampliação de cinco leitos de UTI.

Região Sudoeste

Hospital Geral de Vitória da Conquista – Vitória da Conquista
Juntamente com o Hospital das Clínicas, está apta a receber pacientes diagnosticados com coronavírus em Vitória da Conquista.

  • Dez leitos de UTI;
  • Um leito de UTI pediátrica;
  • Capacidade de ampliação de 20 leitos clínicos e dez leitos de UTI.

Região Sul

Hospital Regional Costa do Cacau – Ilhéus
O Hospital Regional Costa do Cacau estabeleceu um planejamento para acolher pacientes com suspeita de coronavírus. A pessoa que chega a unidade apresentando febre e sintomas respiratórios, recebe uma máscara cirúrgica e é colocado em isolamento, com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão.

  • 30 leitos de UTI.

Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães – Itabuna
Unidade de alta e média complexidade, o Hospital aguarda habilitação para ofertar até 21 leitos de UTI e 38 clínicos.

Extremo Sul

Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães – Porto Seguro
Unidade de alta e média complexidade, capacitada para cuidados por meio de serviços de diagnóstico e terapia, ambulatório eletivo de especialidades, cuidados de emergência, hospitalização e serviços de assistência social.

  • Três leitos clínicos;
  • Dez leitos de UTI;
  • Capacidade de ampliação de sete leitos clínicos.

Hospital Municipal de Teixeira de Freitas – Teixeira de Freitas
Um hospital de campanha será construído em área ao lado da unidade hospitalar para reforçar a capacidade de atendimento no extremo sul da Bahia.

  • Dez leitos clínicos;
  • Cinco leitos de UTI;
  • Capacidade de ampliação para 20 leitos de UTI. G1