A cerimônia de posse de Bolsonaro como próximo presidente contará com a presença de 12 chefes de Estado ou de governo. Entre os nomes confirmados está o do presidente boliviano Evo Morales, que apesar de ter feito negócios e ser um grande apoiador de Lula, não foi desconvidado pelo ministério das Relações Exteriores. Nomes importantes e muito citados como aliados de Bolsonaro não estarão presentes.

 

São os casos do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos e do presidente Mauricio Macri, da Argentina. Os países enviarão, porém, representantes para a posse de Jair Bolsonaro. Representando Donald Trump estará o secretário de Estado Mike Pompeo. Pela Argentina, o chanceler Jorge Faurie dará as honras ao próximo presidente eleito do Brasil.

 

A assessoria do ministério de Relações Exteriores informa que é possível que mais chefes de Estado ainda confirmem presença nos próximos dias. Premiê de Israel, Binyamin Netanyahu terá um encontro com Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (28), para discutirem acordos comerciais e parcerias entre os dois países pelos próximos quatro anos. Assim, ele permanecerá em Brasília para a cerimônia que acontece no dia 1 de janeiro.

 

Entre os 22 confirmados para o evento (entre chefes de Estado e de governo e enviados representativos), sete são da América do Sul. A Europa terá representação de Portugal, Hungria, Itália, Espanha, Rússia e Reino Unido. África, Oriente Médio, Ásia, América Central e América do Norte estarão representadas. A cerimônia de posse de Bolsonaro contará ainda com convidados especiais do presidente eleito e da próxima primeira-dama. Uma lista com cerca de 140 nomes foi enviada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, responsável pela organização do evento.

 

Veja a lista de confirmados para a cerimônia:

 

Chefes de Estado ou de governo:

Binyamin Netanyahu, premiê de Israel
Marcelo Rebelo de Souza, presidente de Portugal
Viktor Orbán, premiê da Hungria
Sebastían Piñera, presidente do Chile
Iván Duque, presidente da Colômbia
Mario Abdo, presidente do Paraguai
Martín Vizacarra, presidente do Peru
Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai
Evo Morales, presidente da Bolívia
Juan Orlando Hernández, presidente de Honduras
Saadedine Othmani, premiê do Marrocos
Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde

 

Autoridades representativas

Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA
Jorge Faurie, chanceler da Argentina
Chanceler de Angola
Chanceler da Guiné
Chanceler de San Tomé e Príncipe
Ministro da Agricultura da Itália
Enviado da Espanha
Enviado da Rússia
Enviado da Coreia do Sul
Enviado do Reino Unido