EC Vitória

Os primeiros minutos de Luan com a camisa do Vitória foram vistos durante o empate com o Náutico, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. O meio-campista entrou na reta final do jogo, depois de pouco mais de um mês de preparação. Agora, o goleiro Alexandre Fintalman é o único dos 15 reforços do Rubro-negro que ainda não foi a campo nesta temporada.

Luan é a principal contratação do Vitória para 2024 e o que mais gera expectativa no torcedor. Depois dos primeiros minutos em campo, o meia foi elogiado por Léo Condé, que projetou participações mais regulares quando ele estiver em melhor condicionamento físico.

– O Luan foi o primeiro jogo, eu gostaria de colocar ele um pouco antes, mas o desenho do jogo, como a gente já tinha colocado o Daniel, a gente segurou um pouco. Mas é um jogador com qualidade. Quando ele entrar na melhor forma vai poder nos ajudar – projetou Condé.

Até agora, o reforço com mais destaque no início de temporada é Willian Oliveira, que aproveitou a lesão de Rodrigo Andrade para ganhar a vaga de titular no Vitória. Ele também lidera os minutos jogados entre os atletas que chegaram ao clube em 2024.

Reforços do Vitória com mais minutos na temporada:

  1. Willian Oliveira: 712 minutos
  2. Alerrandro: 574 minutos
  3. Lucas Esteves: 563 minutos
  4. Muriel: 450 minutos
  5. PK: 389 minutos

Willian Oliveira participou de dez dos onze jogos do Vitória na temporada, sendo titular em nove. O meio-campista tem ainda um gol e uma assistência com a camisa rubro-negra.

O atacante Alerrandro e os laterais PK e Lucas Esteves também têm aproveitado as oportunidades a partir do momento ruim ou lesões de companheiros de time. Cenário semelhante ao de Muriel, goleiro que aproveitou o período de ausência de Lucas Arcanjo e já tem cinco partidas como titular.

O meio-campista Caio Vinícius, embora não esteja na lista dos que receberam mais minutos, chamou atenção de forma positiva quando esteve em campo. Ele é uma substituição frequente de Léo Condé ao longo das partidas e foi bem nas três vezes em que começou entre os titulares.

Começo difícil

Contudo, nem todos os reforços foram bem até aqui. São os casos de Maycon Cleiton, Cristián Zapata e Caio Dantas. O goleiro, que chegou para ser terceira opção, ganhou uma chance como titular e falhou duas vezes na derrota para o Juazeirense.

O zagueiro colombiano também não soube aproveitar bem as chances no time titular. O Vitória, inclusive, saiu de campo derrotado nas duas oportunidades em que Zapata esteve no onze inicial, contra Jequié e Juazeirense.

Dos três, Caio Dantas foi quem mais recebeu oportunidades. O atacante começou a temporada como titular, mas atuações ruins fizeram ele perder a vaga para Alerrandro. Até agora ele soma apenas um gol marcado, de pênalti, contra o Juazeirense.

Na luta por espaço

E em meio aos 15 reforços contratados pelo Vitória, há também quem ainda esteja em busca de mais minutos em campo, mas não encontram muito espaço diante da boa fase dos titulares. É o caso do lateral-direito Raul Cáceres, por exemplo, que é reserva de Zeca, titular absoluto e capitão do time.

O próprio Luan, mais recente a estrear, também vai precisar lutar para disputar posição com Matheusinho. Mesmo cenário de Daniel Jr., que marcou um gol importante na última partida. Os atacantes Eryc Castillo e Everaldo (atualmente machucado) vivem cenário parecidos.

Reforços com menos minutos em campo pelo Vitória:

  • Everaldo: 152 minutos
  • Eryc Castillo: 142 minutos
  • Maycon Cleiton: 90 minutos
  • Daniel Jr.: 43 minutos
  • Luan: 11 minutos

Entre todos os reforços, o único que ainda não entrou em campo foi o goleiro Alexandre Fintelman. Aos 22 anos, ele ainda busca a primeira oportunidade no cenário profissional. Ele foi revelado pelo Vasco e esteve emprestado ao Bangu, em 2022. Na última temporada, vestiu a camisa do CSA, mas não entrou em campo pelo time alagoano.

Mas a temporada é longa, e o calendário, claro, apertado. Por isso, é certo que oportunidades não vão faltar para quem está bem se consolidar e quem ainda está devendo buscar espaço. É aguardar como o técnico Léo Condé vai lidar com todas as peças à disposição. Globoesporte