O Movimento Brasil Livre da Bahia (MBL-BA) irá promover um enterro simbólico do Partido dos Trabalhadores (PT) na Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba). Com direito a caixão, oração do Pai Nosso e execução do hino nacional brasileiro, o evento ainda não tem data e horário definidos pelos organizadores, mas terá como palco a Faculdade de Comunicação (Facom) no Campus Ondina da instituição de ensino.

 

O anúncio do “enterro” foi feito na quarta-feira (31) pelo presidente do MBL-BA, Carlos Siqueira, no Instagram. O dirigente ameaçou quem tentasse impedir ou agredir os participantes do que chamou de manifestação “pela liberdade da universidade”. “Deixo avisado que teremos policiais federais à paisana para fazer a nossa escolta”, garantiu Siqueira.

 

O enterro simbólico do PT na Ufba tem como principal objetivo, de acordo com o anúncio, entregar a mensagem de que “a universidade não pertence a ninguém”. “Nós temos mais militantes [do PT] dentro da Ufba do que no próprio PT. Temos militantes e professores doutrinadores. O próprio reitor é um doutrinador de esquerda e nunca negou”, atacou Siqueira que ainda levantou a possibilidade da realização de um evento semelhante na Uneb.