O combate aos incêndios florestais continua em diversas regiões da Bahia, principalmente no oeste e na Chapada Diamantina, totalizando 14 cidades. Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMBA) tem trabalhado diariamente para combater os focos.

Atualmente, o Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), conta com a atuação de 148 bombeiros, oito aeronaves modelo Air Tractor e brigadistas voluntários, além de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que estão em campo com operações de fiscalização e educação ambiental.

Também foram disponibilizados pelo Governo do Estado carros tracionados, vans e um caminhão para auxiliar as equipes. Segundo o governo, a principal causa dos incêndios é de origem humana (acidental ou proposital). Diariamente, a população tem sido alertada que este não é um tempo apropriado para a limpeza de pastagem com uso de fogo, nem para queima de lixo e outras atitudes que podem colaborar com o surgimento de incêndios. Os alertas ocorrem em paralelo aos combates.