O carnaval de Salvador vai contar com estruturas de segurança, saúde, transporte público, trânsito, estacionamento, promoção social e observatório da discriminação. Todas informações foram passadas pelo prefeito ACM Neto e por secretários e coordenadores da gestão municipal, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6).

Com o tema: “O carnaval dos carnavais”, a festa será realizada nos circuitos oficiais da folia e em outros dez bairros: Boca do Rio, Cajazeiras, Centro Histórico, Itapuã, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Piatã, Plataforma e Rio Vermelho.

A previsão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) é de que Salvador receba 854 mil visitantes: 435,8 mil do interior da Bahia; 331,5 mil de outros estados e 86,2 mil estrangeiros.

Cerca de 215 mil postos de trabalho temporários serão gerados nesse carnaval, sendo que 4,5 mil vagas foram disponibilizadas para vendedores ambulantes de diversas categorias: isopor, food tuck, baianas de acarajé, carros de cachorro-quente, etc.

A prefeitura não divulgou o valor investido para a festa, mas disse que a previsão de retorno será de R$1,8 bilhão, decorrente de gastos com hospedagem, bebidas, alimentação, transporte, abadás, camarotes, roupas e acessórios.

Confira todos os detalhes abaixo:

Obras nos circuitos

Os circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande) têm trechos em obras. Além disso, o bairro do Curuzu, onde é iniciado o desfile do Ilê Aiyê, também passa por requalificação. De acordo com o prefeito ACM Neto, a obra no final trecho do circuito Dodô será inaugurada dia 18 de fevereiro.

Já as obras na Avenida Sete de Setembro (circuito Osmar) e no Curuzu serão parcialmente liberadas no dia 19. No caso da Avenida Sete, o trecho liberado será até o Relógio de São Pedro. As equipes retornam às obras no dia 27 de fevereiro e a previsão de inauguração das duas é em maio.

A Praça Castro Alves também será liberada parcialmente, para preservar as descobertas arqueológicas e manter o carnaval no local.

Saúde

Salvador terá postos do Fique Sabendo durante carnaval — Foto: Cristine Rochol/PMPA

Dez módulos de assistências funcionarão 24h nos circuitos oficiais da festa, com cerca de 1.500 profissionais – deles 115 médicos. Esses 10 módulos vão contar com 130 leitos para atendimentos e pacientes clinicamente instáveis.

Cinco equipes de cirurgia bucomaxilofacial também vão atuar nos circuitos. Além dos médicos e cirurgiões, as equipes contarão com enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, apoio operacional, recepcionistas, higienizadores e digitadores.

Duas unidades do “Fique sabendo”, serviço que funciona para incentivar a detecção precoce das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), através da realização de testes rápidos, serão montadas na Praça da Piedade, que fica no circuito Osmar, e na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra, no circuito Dodô.

Ao longo do circuito, os foliões também vão contar com 2.998 banheiros químicos e outros 80 sanitários-contêineres climatizados. A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) vai atuar com 3.800 colaboradores envolvidos a limpeza dos circuitos e dos carnavais dos bairros.

Segurança

Guarda Civil Municipal de Salvador também fará devolução de documentos perdidos — Foto: Divulgação

Cerca de mil agentes da guarda civil municipal vão trabalhar em apoio a diversos órgãos públicos nas ações de fiscalização e ordenamento, desenvolvendo atividades de patrulhamento preventivo, identificação de crianças, devolução de documentos perdidos e distribuição de panfletos informativos com dicas de segurança.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) disponibilizará 237 salva-vidas que estarão nas praias no trecho entre o Jardim de Alah e Ipitanga. No circuito Dodô (Barra/Ondina), 55 profissionais vão atuar 24h, além dos sete postos que já ficam na região, em tempo integral.

O Conselho Tutelar fará plantão de atendimento, encaminhamento e aplicação de medida de proteção em espaços próximos aos circuitos da folia, das 7h da quinta-feira (20) até as 12h da quarta de cinzas (26).

Salvamar em Salvador, na Bahia — Foto: Bruno Concha/Secom

Os conselheiros atenderão no Centro Municipal de Educação Infantil Calabar, que fica na Rua Plínio Moscoso; Colégio Estadual Úrsula Catharino, na Travessa Nossa Sra. do Rosário e Escola Estadual Wilson Lins, na Rua Macapá.

O Conselho Tutelar também participará do Plantão Integrado da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, na sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), localizado à Rua Carlos Gomes.

Equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) também estarão no local para fazer a identificação das crianças que estiverem acompanhadas dos responsáveis, distribuindo pulseiras e ofertando orientações para a segurança das crianças no Carnaval.

O número de policiais militares será divulgado pelo Governo do Estado.

Observatório da Discriminação

Mais um ano os foliões contarão com o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher na Praça do Campo Grande, além de outros seis mirantes que ficarão nas praças da Piedade e Castro Alves, Casa d’Itália, Farol da Barra, Antigo Clube Espanhol e Barra Center.

Essas estruturas farão registro e/ou encaminhamento de situações de ato racista ou violência contra a mulher e LGBTs. Noventa observadores estarão nos locais para dar assistência aos foliões. Além dos postos físicos, a população pode registrar ocorrências nos canais de denúncias no site da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e no Whatsapp: (71) 98622-5494.

Promoção social

Catadores contarão com serviços especiais no carnaval — Foto: Luiza Garonce/ G1
Foto: Luiza Garonce/ G1

Cerca de 260 profissionais de assistência social, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, coordenadores, técnicos e pessoal de apoio atuarão no carnaval, na Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, nos camarotes acessíveis e na realização de Serviço Especializado de Abordagem Social.

Os técnicos farão atividades para identificar e evitar situações de vulnerabilidade e risco social, como o trabalho infantil, exploração sexual infanto-juvenil, população em situação de rua, e ofertar locais seguros e confortáveis para que idosos e pessoas com deficiência possam participar da festa.

A secretaria também disponibilizará serviços socioassistenciais a famílias em situação de vulnerabilidade. Serão 41 equipes, sendo 36 nos três circuitos Osmar (Barra/Ondina), Dodô (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), e em outros cinco bairros: Itapuã, Nordeste, Periperi, Cajazeiras e Liberdade.

Dois espaços de apoio para catadores de material reciclável serão instalados na Avenida Centenário (na Escola Municipal Santa Terezinha) e no Aquidabã (na Avenida Presidente Castelo Branco). Nestes espaços, os catadores irão dispor de local para descanso, lanche e banheiro, entre outros serviços, para que possam desenvolver o autocuidado enquanto trabalham nos dias da festa.

Trânsito

Os cadastros devem ser realizados através do site da Transalvador, na aba "Credenciamento carnaval 2020 — Foto: Divulgação

A novidade para o carnaval desse ano é uma tag eletrônica que foi implantada nos adesivos distribuídos aos moradores das zonas restritas, bem como aos profissionais que vão trabalhar nos circuitos. Essa tag segue a mesma tecnologia de pedágio, para evitar clonagem de adesivos.

Confira aqui o credenciamento dos moradores e aqui o credenciamento para empresas e autônomos. Cinco zonas de restrição foram implantadas, além da zona azul (para estacionamento):

  • Zona Roxa 1 – Graça: Rua Manuel Barreto, Av. Princesa Isabel, Rua Oito de Dezembro, Ladeira da Barra, Largo do Porto da Barra e transversais. Acesso – Vale do Canela, Av.Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça e Av. Centenário, conforme local da residência.
  • Zona Roxa 2 – Barra: Av. Centenário, sentido Orla, área do Jardim Brasil, Rua Miguel Burnier, Rua Oscar Carrascosa, Rua Marquês de Caravelas e transversais até a Rua Bernardo Catharino. Acesso – Av. Centenário, Vale do Canela, Av. Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça.
  • Zona Vermelha 3 – Barra: Av. Sete de Setembro, a partir da Rua Barão de Itapuã, Farol da Barra, Av. Oceânica, do Farol à Rua Marquês de Caravelas (Barra Center), Av. Almirante Marques de Leão, Rua Afonso Celso, Morro do Gavazza e ruas transversais. Acesso – Vale do Canela e Av. Euclides da Cunha e Av. Centenário.
  • Zona Vermelha 4 – Barra: Av. Oceânica, da Rua Marquês de Caravelas (Barra Center) ao Morro da Aeronáutica. Acesso – Av. Centenário (mediante condição da via).
  • Zona Vermelha 5 – Ondina: Av. Oceânica e transversais do lado da praia, a partir da Rua Morro do Escravo Miguel à Av. Adhemar de Barros. Acesso – Curva da Paciência / Av. Oceânica (mediante condição da via).
  • Zona Vermelha 6 – Ondina: Via Marginal à Av. Oceânica (Av. Pres. Vargas, Rua Oswaldo Ribeiro). Acesso – Curva da Paciência / Av. Oceânica / Av. Centenário (mediante condição da via).
  • Zona Amarela 7 – Ondina/Barra: Av. Centenário, sentido Barris e vias transversais, incluindo Morro do Gato, Morro do Ypiranga, Rua Sabino Silva, Largo do Camarão, Rua José Mirabeau Sampaio, Rua Álvaro Augusto da Silva, Rua Dr. João Garcês Fróes e Rua Professor Clementino Fraga. Acesso – Av. Centenário.
  • Zona Marrom 8 – Ondina: Rua Prof. Edgar da Mata, Av. Adhemar de Barros e vias transversais à direita, sentido Orla. Acesso – Av. Anita Garibaldi/Av. Adhemar de Barros.
  • Zona Marrom 9 – Rio Vermelho / Ondina: Av. Oceânica, da Curva da Paciência à Av. Adhemar de Barros, incluindo todas as transversais. Acesso – Curva da Paciência / Avenida Oceânica.
  • Zona Verde 10 – Corredor da Vitória: Lado direito do Campo Grande, até o acesso ao Vale do Canela e vias transversais. Acesso – Av. Euclides da Cunha e Rua da Graça.
  • Zona Verde 11 – Campo Grande e Largo Dois de Julho: Campo Grande (rua do antigo Cruz Vermelha), Av. Sete de Setembro, entre a Rua Banco dos Ingleses e o edifício Mansão Morada dos Cardeais, Largo Dois de Julho e vias transversais. Acesso – Av. Contorno.
  • Zona Verde 12 – Campo Grande e Canela: Canela, Campo Grande, a partir do acesso ao Vale do Canela, Rua Araújo Pinho e adjacências. Acesso – Vale do Canela, Viaduto Menininha do Gantois ou Rua Basílio da Gama.

A circulação de veículos será livre nas zonas de restrição nos seguintes períodos:

  • Das 6h às 11h – nas zonas vermelha e verde;
  • Das 6h às 15h – nas zonas roxa, amarela e marrom.

Após esses horários, somente carros com a credencial de morador da respectiva área poderão circular na subzona permitida, a depender das condições da via.

Para os moradores que não tiver adesivo nos veículos, o acesso com automóvel se dará mediante a apresentação de comprovante de residência: Rua do Corte Grande, Av. Joana Angélica, Rua Padre Feijó, Rua Leogivildo Filgueiras, Ladeira da Montanha, Politeama, Rua do Tijolo, Rua Padre Augustinho (Taboão) e Santo Antônio Além do Carmo.

Estacionamento

Serão oferecidas 2.600 vagas de zona azul para estacionamento em 21 pontos estratégicos, próximos ao circuito:

  1. Avenida Anita Garibaldi, nos dois sentidos;
  2. Rua Agnelo de Brito;
  3. Avenida Estados Unidos;
  4. Avenida da França;
  5. Rua Portugal;
  6. Rua da Conceição da Praia;
  7. Rua da Mouraria;
  8. Rua do Salete;
  9. Ladeira do Salete;
  10. Rua Prof. Hugo Baltazar da Silveira;
  11. Rua José Leonídio de Sena;
  12. Ladeira de Santana;
  13. Ladeira da Praça, ambos os lados;
  14. Avenida Vale dos Barris;
  15. Rua Comendador José Alves Ferreira;
  16. Rua Prof. Paulo Almeida;
  17. Ladeira da Fonte;
  18. Rua Prof. Aristides Novis;
  19. Av. Reitor Miguel Calmon;
  20. Travessa do Tijolo;
  21. Avenida J. J. Seabra.

Transporte público

Bilhetes para ônibus exclusivos no carnaval — Foto: Bruno Concha/Secom

A frota de reforço do carnaval contará com 2.300 ônibus, divididos em cerca de 400 linhas. Dessas linhas, 90 estarão em operação especial de 24h, em todos os dias da festa, para garantir a volta para casa dos foliões.

A prefeitura irá disponibilizar a linha Lapa/Calabar como um “transfer” gratuito para quem vai curtir o carnaval. A linha, que sai do subsolo da Estação da Lapa até o Calabar, será a única que circulará na Avenida Centenário durante a folia. Ela será reforçada com 72 veículos, que vão operar no sistema 24h, entre as 5h da quinta-feira de carnaval (20) até as 10h da quarta-feira de cinzas.

No sistema complementar do transporte, os chamados micro-ônibus “amarelinhos”, 250 veículos, distribuídos em 55 linhas, vão operar todos os dias do carnaval, das 4h às 0h. Esses coletivos atenderão aos trechos do Vale do Canela, Avenida Garibaldi e Praça Cairu, com roteiros e Paripe, Ceasa, São Cristóvão, Periperi, Cajazeiras, Itapuã e Brasilgás.

Além dos pontos de ônibus que já existem, a prefeitura criou paradas especiais de embarque e desembarque durante o carnaval nas avenidas: Anita Garibaldi, Centenário, Reitor Miguel Camon e próximo à Praça Cairu.

O Expresso Carnaval está mantido neste ano. Os ônibus sairão do Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping e Shopping Paralela a cada 20 minutos, sem fazer paradas nos percursos. O funcionamento será para 55 veículos, das 13h às 6h. As tarifas serão de R$12 por trecho e por pessoa. Veja como adquirir.

O cartão do Expresso Carnaval custa R$ 5 e os usuários podem recarregá-lo e utilizar quantas vezes quiserem durante todo o carnaval. Quem utilizar o Expresso Carnaval terá direito a estacionamento nos shoppings. As linhas do Expresso Carnaval são:

  • Salvador Shopping – Ondina: parada em Ondina, no ISBA;
    Salvador Shopping – Barra: parada na Av. Centenários, atrás do Vitória Center;
    Salvador Norte Shopping – Barra: parada na Av. Centenário (atrás do Vitória Center);
    Salvador Norte Shopping – Garibaldi: parada na Avenida Anita Garibaldi, em frente ao Instituto de Geociências (Ufba);
    Shopping Paralela – Barra: parada na Av. Centenário (atrás do Vitória Center).

Cerca de 7.200 taxistas trabalharão no carnaval, utilizando a bandeira 2 a partir das 18h da quinta-feira de carnaval, segundo até as 12h de quarta-feira de cinzas. Entre os circuitos, 17 pontos especiais de táxi serão criados, com funcionamento 24h:

  1. Vale do Canela (viaduto Menininha do Gantois);
  2. Politeama de Cima (Colégio Ideia);
  3. Av. Joana Angélica (Colégio Central);
  4. Praça Cairu (em frente ao Elevador Lacerda);
  5. Rua do Tijolo (ao lado Viaduto da Sé);
  6. Av. da França (próx. ao galpão 7 – Codeba);
  7. Ladeira do Taboão (próx. à Praça do Pelourinho);
  8. Rua Gabriel Soares (perpendicular à Ladeira dos Aflitos);
  9. Terminal da Barroquinha (ao lado do posto policial);
  10. Av. Centenário (retorno próx. à Rua Airosa Galvão);
  11. Estação da Lapa (parte interna);
  12. Porto da Barra (próx. ao Hotel Sol Barra)
  13. Rua Edgar da Mata (perpendicular à Av. Ademar de Barros);
  14. Av. Garibaldi (esquina com a Rua Agnelo de Brito);
  15. Ondina (próx. ao ISBA);
  16. Rua Afonso Celso;
  17. Rua Nossa Senhora de Fátima (em frente ao Teatro Isba), onde ficarão táxis especiais da Comtas e Cometas.

Os foliões vão contar também com 1500 mototaxistas credenciados. Para os embarques e desembarques em 24h, foram criados seis pontos:

  1. Politeama (bolsão do lado esquerdo ao Ponto de Táxi);
  2. Praça Cairu (estacionamento Zona Azul em frente ao Elevador Lacerda);
  3. Vale do Canela (sentido Terminal da França);
  4. Av. Centenário;
  5. Av. Garibaldi (saída da Adhemar de Barros);
  6. Av. Oceânica (estacionamento do ISBA).

O Elevador Lacerda e os planos inclinados vão funcionar gratuitamente no carnaval. O Elevador Lacerda irá operar a partir das 6h da quinta-feira (20) até as 23h da quarta-feira de cinzas. O plano inclinado Liberdade-Calçada funcionará das 7h às 22h, nos seis dias de carnaval.

Já o plano Gonçalves vai operar nos dias 20 e 21, das 7h às 18h30, e no dia a 22, das 7h às 13h. O Pilar, por sua vez, irá operar apenas nos dias 20 e 21, das 7h às 18h, retomando suas atividades na quarta de cinzas, às 12h.

Elevador Lacerda funcionará gratuitamente durante o carnaval — Foto: Alan Oliveira/G1
Foto: Alan Oliveira/G1