EC Bahia

Quem se reforçou, reforçou; quem não contratou não contrata mais. Nesta sexta-feira foram encerradas as inscrições para atletas da Série A do Campeonato Brasileiro. Em outubro, os clubes aprovaram o aumento do número de inscrições por equipe no campeonato, que passou de 40 para 50 atletas. E a data limite para substituições na lista foi a sexta.

No Bahia, chegaram 15 novos jogadores*, número inferior à temporada 2019, quando o Tricolor acertou a chegada de 22 atletas ao longo do ano. A primeira contratação do Tricolor em 2020 foi o meia Daniel e a última, o atacante Juan Pablo Ramirez. O ge listou todas as transferências feitas pelo clube e as dividiu em categorias: decisivo, agradou, compõe elenco, irritou a torcida, pouco tempo e já saiu.

Confira abaixo a avaliação

Decisivos: ninguém

Nenhuma contratação feita pelo Bahia em 2020 foi considerada como peça decisiva para a equipe.

Agradou: Juninho Capixaba, Rodriguinho e Daniel

Líder em assistências do Bahia, Juninho Capixaba é um dos jogadores mais regulares da equipe; Daniel também se mostrou peça importante tanto vindo do banco, como atuando como titular, e fez gols importantes; apesar de ter se machucado e passado um período em recuperação, Rodriguinho mostrou qualidade quando entrou em campo e é um dos jogadores com mais gols pelo time na temporada.

Compõe elenco: Claus, Elias, Rossi, Alesson, Zeca, Ramon e Fessin

No gol, Mateus Claus chegou para o time de aspirantes, agradou e se tornou reserva imediato de Douglas. Na lateral, Zeca, que passou um período afastado para tratar assuntos particulares, deixou boa impressão após atuação contra o Coritiba. Titular e jogador de confiança do técnico Mano Menezes, Elias é figura certa no meio-campo do Bahia. Tanto que só saiu do time quando ficou suspenso ou se machucou.

No meio, Ramon chegou para o time de aspirantes e foi integrado ao elenco profissional. O Bahia até estuda manter o meia, que foi emprestado pelo Internacional, por mais tempo. Na frente, Fessin também ganhou espaço com a chegada de Mano, fez gol importante e deu mais opções no ataque do Tricolor. Rossi e Alesson aparecem como opões para o segundo tempo.

Pouco tempo: Anderson Martins, Gabriel Novaes e Juan Pablo Ramírez

Antes de entrar em campo, Anderson Martins passou um período de recondicionamento físico e pouco atuou. Contratados na última semana, Juan Pablo Ramírez e Gabriel Novaes ainda não ficaram à disposição de Mano Menezes.

Irritou torcida: Clayson

Apesar de ter oportunidades, Clayson não fez valer, até aqui, o investimento de R$ 4 milhões feitos na sua contratação. O atacante teve o seu melhor momento na vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, mas voltou a oscilar e ainda teve problemas fora de campo, quando foi flagrado em aglomeração e barrado em jogos da equipe.

Já foi: Jadson

Anunciado como reforço do Bahia no fim de 2019, Jadson chegou com a expectativa de reeditar dobradinha com Daniel, com quem jogou junto no Fluminense, em 2018. Contudo, o volante teve passagem discreta, fez 12 jogos e marcou um gol. Em outubro, decidiu de forma amigável com o Bahia a rescisão de contrato e retorno ao Cruzeiro, clube com quem ainda tem contrato.

Veja todos os reforços contratados pelo Bahia em 2020

  • Goleiros: Matheus Claus;
  • Zagueiro: Anderson Martins;
  • Laterais: Zeca e Juninho Capixaba;
  • Volantes: Elias, Ramon e Jadson;
  • Meias: Rodriguinho e Daniel;
  • Atacantes: Fessin, Rossi, Clayson, Alesson, Gabriel Novaes e Juan Pablo Ramirez. Globoesporte