Começa a funcionar nesta quinta-feira (21) o hospital de campanha montado na área externa do Hospital do Subúrbio, em Salvador. A unidade inicialmente terá 20 leitos de UTI para atendimento de pacientes graves com Covid-19.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no total, o espaço contará com 60 leitos de UTI, cuja abertura será realizada de forma gradual. Os pacientes chegarão à unidade encaminhados exclusivamente pela Central Estadual de Regulação.

Ao todo, 140 profissionais da saúde, desde auxiliares de higienização, equipe de enfermagem, fisioterapeutas até o corpo médico, estarão no hospital de campanha. Essa equipe conta com profissionais exclusivos para a unidade, sem qualquer contato físico com os demais setores do Hospital do Subúrbio.

A unidade possui área de 1.200 m², com estrutura montada atendendo às exigências legais quanto ao tamanho dos leitos. Além disso, ainda segundo a Sesab, uma câmara de desinfecção foi instalada no local.

Apesar de grande parte da estrutura funcionar de forma independente, o hospital de campanha recebe suporte técnico de setores do Hospital do Subúrbio, como laboratório, lavanderia e bioimagem (para exames de tomografia).

A Sesab destaca que, além do hospital de campanha, o Hospital do Subúrbio possui uma UTI com 58 leitos para atendimento exclusivo de pacientes graves com Covid-19, já em atividade. Também dispõe de 60 leitos de enfermaria ativos para pacientes infectados pelo novo coronavírus que necessitem de internação de menor complexidade. G1