O vereador Edson Ribeiro (DEM) foi eleito presidente da Câmara de Cruz das Almas, neste 1° de janeiro. Além de ser o vereador mais votado no município nas últimas eleições, Edson entra para história por ocupar a cadeira de presidente pela quarta vez, nos seguintes biênios (91/92-2013/2014-2015/2016 e 2017/2018). Eleito três vezes vereador, o parlamentar também exerceu o cargo de vice-prefeito em duas ocasiões (96/00 e 00/04). 

 

Em seu discurso, Ribeiro voltou a reconhecer a importância de um parlamento democrático, sem lado partidário. “A partir do hoje assumo o compromisso de ajudar no desenvolvimento dessa cidade, como sempre fiz. Quero agradecer a todos os vereadores, independente de situação ou oposição”, disse. 

 

Durante o agradecimento ao trabalho realizado pelo seu irmão, o ex-prefeito Ednaldo Ribeiro (PMDB), o democrata chegou a ser vaiado pela militância petista, mas não parou o seu discurso. “Não posso encerrar minha fala sem agradecer ao prefeito Ednaldo Ribeiro. Ednaldo, demonstrou em 1 ano e 9 meses de governo como se trabalha por nossa cidade, fazendo o que muitos tinham vontade de fazer, mas não fizeram”, completou.

A eleição

Apesar da sessão ser presidida pelo vereador Alemão (PT), a bancada de oposição não concorreu à eleição da mesa diretiva, mas declarou, através do vereador Osvaldo da Paz (PT), que o bloco governista tinha interesse em ocupar o cargo de 1º secretário. Com maioria absoluta, a oposição ofereceu o cargo de 2º secretário e, depois de um impasse, a bancada de situação foi obrigada a aceitar, porém, se absteve da votação. A chapa única foi eleita com 9 votos favoráveis e 6 abstenções. Veja como ficou a Mesa Diretora (2017/2020). Com informações do #ForteNaNotícia. 

PRESIDENTE: Edson Ribeiro (DEM)

VICE-PRESIDENTE: Camila Moura (PRB)

1º SECRETÁRIO: Maria Cedraz (PSC)

2º SECRETÁRIO: Roberto Câmara (PMDB)