Macedenses interessados em trabalhar na área de eletricidade estão podendo receber capacitação profissional, através do curso promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) no município. A iniciativa é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Dom Macedo Costa em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré. A primeira turma conclui as atividades nesta semana.
“É um curso altamente profissionalizante, em que o instrutor qualificado realiza esse treinamento. As pessoas que completam esse curso com êxito vão ter a oportunidade de utilizar esse conhecimento em eletricidade nas suas instalações residenciais ou em fazendas, e isso servir como sua fonte de remuneração”, afirma Demétrio D’Eça, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Nazaré, que destaca também a validade do certificado do SENAR, reconhecido nacionalmente pela excelência em ensino.
O professor Roseney Fernandes, formado em eletrotécnica e que ministra essa modalidade de capacitação há cerca de 14 anos, ressalta a priorização das atividades práticas durante as aulas. “Nesse curso de eletricista rural os alunos são capacitados a uma técnica de eletricidade básica, com aulas sobre dimensionamento de cabos, instalação de lâmpadas, tomadas, disjuntores, conhecimentos sobre voltagem, corrente, potência e eficiência energética, por exemplo. Capacitamos o homem do campo a conhecer e saber usar a eletricidade”, explica.
Eduardo Cândido foi um dos matriculados nesta primeira turma. Mesmo já atuando na área, ele sentiu a necessidade de atualização de conhecimentos e de uma certificação para a profissão. “O curso foi surpreendente, pela qualidade das aulas, do professor e da escola (SENAR). Eu até indiquei algumas pessoas para que também viessem se matricular. O ramo de eletricidade está sempre inovando, então é sempre bom a gente se aperfeiçoar”, comentou o cursista.