EC Bahia

Com menos de um mês no Bahia, o técnico Diego Dabove, aos poucos, dá a sua cara ao time. Se praticamente repetiu a equipe e modelo de jogo de Dado Cavalcanti na estreia contra o Fluminense, diante do Santos, no último sábado, o argentino surpreendeu com um time bem diferente: barrou Rodriguinho e Daniel e escalou dois centroavantes (Gilberto e Rodallega).

As mudanças aconteceram, em sua maioria, nos setores de meio-campo e ataque. Isso até então. Suspenso, Gérman Conti vai desfalcar o Bahia contra o Bragantino, no próximo compromisso pela Série A. Com isso, Lucas Fonseca, Ligger e Gustavo Henrique surgem como opções para a zaga tricolor.

Se levar em consideração o último jogo, Lucas Fonseca e Gustavo Henrique são os favoritos para a vaga de Conti. Os dois foram os zagueiros que ficaram no banco contra o Santos, enquanto Ligger, por opção de Dabove, não viajou. Juntos, eles têm quatro jogos na Série A em 2021.

As opções

Curioso que, na última vez em que Lucas Fonseca esteve em campo pelo Bahia, tratou-se de uma partida em que Conti não pôde atuar. Machucado, o argentino deu lugar a Lucas, que formou dupla com Juninho (já deixou o Bahia) na derrota por 4 a 3 para o América-MG, em Pituaçu, no primeiro turno da Série A. Lucas não foi bem naquele jogo, assim como toda a equipe, que chegou a perder por 4 a 1, ms reagiu no fim.

Aquela foi a única partida de Lucas Fonseca na Série A em 2021. Com 36 anos e mais de 200 jogos pelo Bahia – é o jogador do atual elenco com mais tempo de clube – , Lucas também atravessa a temporada mais apagada pelo Tricolor. Ao todo, tem dez jogos pela equipe.

Outra opção de Diego Dabove é o jovem Gustavo Henrique, de 21 anos. Emprestado ao Tricolor pelo Atlético-MG, Gustavo atuou pela equipe de aspirantes no início da temporada e foi um dos poucos que se destacaram e passaram a integrar o elenco principal.

Ele foi relacionado nos três jogos de Dabove, mas ainda não entrou em campo pelo time principal na temporada. A última vez que atuou foi no em agosto, justamente contra o Bragantino, mas pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

Com menos tempo de clube, Ligger chegou em junho deste ano, após a saída de Juninho para o futebol de Dinamarca. Com Luiz Otávio em má fase, o defensor de 33 anos não demorou a ganhar oportunidade e ter sequência ao lado de Conti.

Ligger porém, esteve em campo em algumas das derrotas mais dolorosas do Bahia na Série A: 5 a 0 para o Flamengo e o 3 a 0 para o Atlético-MG. Ele também foi titular na derrota por 1 a 0 para o São Paulo. Estes foram os únicos jogos do defensor, que não é relacionado desde a derrota para o Grêmio, no dia 21 de agosto.

Certo mesmo é que Dabove vai ter a semana livre para definir a sua zaga titular. O argentino tem novamente tempo para preparar o time, que só joga no próximo sábado. O jogo contra o Bragantino está marcado para as 21h (horário de Brasília), em Pituaçu. Globoesporte