EC Bahia

Após uma semana inteiramente dedicada aos treinos, o Bahia voltará a entrar em campo neste sábado para encarar uma partida decisiva. Às 16h (de Brasília), em Pituaçu, o Tricolor enfrentará o CRB, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. A classificação para a semifinal será decidida em partida única. A equipe que vencer fica com a vaga. Em caso de empate, haverá disputa por pênaltis.

Com um jogo em que qualquer falha pode custar muito caro, o técnico Dado Cavalcanti cobrou do grupo concentração total. No último sábado, o Bahia cometeu um erro na saída de bola e saiu atrás do placar contra o ABC. O time baiano venceu por 2 a 1, mas o equívoco ficou marcado e o treinador espera que não se repita neste fim de semana.

– Sempre valorizei a semana de trabalho independente do que aconteça com nosso adversário. Fizemos uma boa semana, conseguimos trazer informações específicas do adversário. Tentar corrigir coisas que ficaram sobrando do jogo contra o ABC. O que vai ser decisivo, vai ser a forma como vamos entrar em campo. Em um jogo decisivo, o nível de concentração precisa ser redobrado. Se assim fizermos, a possibilidade de êxito é muito maior.

Para o jogo deste sábado, Dado deve utilizar basicamente a mesma equipe que venceu o ABC. A ideia do treinador é evoluir a equipe a partir de uma ideia de jogo e, em determinados momentos, promover mudanças pontuais. Assim, o Bahia deve entrar em campo com Douglas Friedrich; Nino, Germán Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Daniel e Thaciano; Rossi, Rodriguinho e Gilberto.

– O time tem dado resposta significativa em relação a ideia de jogo. Não existe dúvida, independentemente dos resultados. Acredito que evoluímos no equilíbrio. A repetição da escalação tem trazido benefícios. Minha ideia é de repetir a escalação por vários jogos e ir fazendo as correções durante os jogos e entre um jogo e outro, fazendo as observações, internamente.

Entre os jogadores que Dado pode encaixar na formação titular no futuro, estão os reforços contratados pelo clube. Oscar Ruiz chegou recentemente, estreou no último sábado e marcou um gol. O Bahia acertou a contratação do meia Thonny Anderson e tem até esta sexta-feira para regularizá-lo e inscrevê-lo na Copa do Nordeste. O clube negocia também o empréstimo do atacante peruano Fernando Pacheco junto ao Fluminense.

Caso a contratação de Fernando Pacheco se confirme, o Bahia terá chegado a 11 reforços para o elenco principal. Embora o número possa ser considerado elevado, Dado Cavalcanti ainda vê espaço para novas contratações.

– Nossa equipe, temos um grupo enxuto. Tivemos a aquisição de jogadores importantes. Ainda falta alguns jogadores. Temos lacunas. A competitividade aumenta com a chegada de jogadores, traz uma oxigenação, e a evolução interna acontece com a vinda de reforços – declarou. (Globoesporte)