EC Bahia

Em uma equipe que tem Gilberto e Rodriguinho como protagonistas, Daniel desponta como um bom coadjuvante. Em 2021, o meia de 25 anos tem participação em 28 das 30 partidas realizadas pelo time principal do Bahia. Do trio titular do meio-campo, ele é o único que ainda não foi preservado por Dado Cavalcanti no Campeonato Brasileiro.

No jogo em que ficou fora, contra o Bragantino, a ausência se deu por questões disciplinares, quando precisou cumprir suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da briga na final da Copa do Nordeste.

Após uma temporada 2020 de muita oscilação, Daniel iniciou 2021 como um armador recuado. O meia costuma jogar entre as duas intermediárias e, quando o Bahia tem a bola, ajuda a linha de defesa a ter qualidade na transição até o ataque.

Embora fique mais distante da área, segue importante para o setor ofensivo. No ano, contribuiu com quatro assistências, uma delas para o gol de Maycon Douglas, na derrota para o Palmeiras, em São Paulo.

Os números ilustram bem a importância de Daniel para o bom funcionamento do meio-campo do Bahia. O meia é o principal passador do time na Série A, com 480 passes completos em oito jogos realizados, uma média de 60 toques bem-sucedidos para companheiros a cada 90 minutos, com um índice de precisão de aproximadamente 90%.

Para se ter ideia, o segundo jogador do Bahia com mais passes completos na Série A é Patrick de Lucca, que tem 345 em nove jogos, quase 150 a menos que Daniel.

Mesmo mais longe do gol, o meia ainda é um dos jogadores do time que mais arriscam contra a meta adversária. Até aqui, Daniel finalizou sete vezes na Série A. Porém, ainda não balançou as redes na temporada 2021. Contra o Palmeiras, ele passou perto: acertou a trave de Jailson no segundo tempo.

Na fase defensiva, embora não seja uma de suas principais características, o atleta também tem boa contribuição. Daniel é o 4º em desarmes no Bahia, atrás de Thaciano (13), Patrick (15) e Matheus Bahia (20).

Contratado no início de 2020, após o encerramento do contrato com o Fluminense, Daniel tem vínculo com o Bahia até o fim desta temporada, mas possui uma possibilidade de prorrogação por mais um ano. No total, ele tem 77 jogos com a camisa do Tricolor baiano, com cinco gols.

Nesta quarta-feira, Daniel deve ser titular mais uma vez para completar o 29º jogo da temporada 2021. Às 18h (de Brasília), o Bahia recebe o Juventude em Pituaçu, pela 10ª rodada da Série A. Se vencer, o Tricolor chegará a 17 pontos e poderá entrar no G-4. (Globoesporte)