A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) inaugurou na segunda-feira (25) uma sede na cidade Paripiranga, próximo à divisão com Sergipe. A unidade contará dois defensores públicos para serviços nas áreas Crime, Júri, Execução Penal, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cível, Família, Registros Públicos e Fazenda Pública. A sede, que faz parte do Plano de Expansão da Instituição, é a 34ª inaugurada desde 2015.

A Defensoria alcança agora, diretamente, 35 comarcas. O defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, que está em sua última semana de gestão, inaugurou a nova sede acompanhado dos dois defensores que atuarão em Paripiranga: José Jaime de Andrade Neto e João Ricardo Alcântara Campos.

Na cerimônia de inauguração, o defensor-geral destacou a parceria com uma faculdade para estágio voluntário dos estudantes. Segundo Clériston de Macêdo, ter dois defensores na comarca vai possibilitar um melhor atendimento nas áreas mais vulnerabilizadas.

Em março, mais três unidades serão inauguradas pela Defensoria Pública. O gestor para o biênio 2019-2021, Rafson Saraiva Ximenes, entregará as unidades de Ribeira do Pombal, que já está com o imóvel pronto aguardando mobiliários e os defensores que serão designados; Cruz das Almas e Bom Jesus da Lapa, cujas obras estão em fase de finalização.

Representando o Poder Judiciário, a juíza diretora do Fórum da Comarca, Déborah Cabral de Melo, falou em seu discurso da surpresa de pela primeira vez, em 15 anos, conhecer um defensor público da Bahia em Paripiranga. “A Defensoria fazia muita falta e é bem vinda. Estamos juntos”, afirmou a magistrada.

O promotor Ariel José Guimarães Nascimento parabenizou a parceria que viabilizou a vinda da Defensoria Pública e colocou-se à disposição dos defensores públicos que atuarão em Paripiranga: “O Ministério Público vê a Defensoria como irmã. Sejam bem-vindos”, cumprimentou o representante do do Ministério Público da Bahia (MP-BA).