Foto: Reprdoução/EPTV

Dois milhões de brasileiros pegaram dengue em 2024. Já é um problema enorme de saúde pública. Mas, como se tornou comum, isso ainda foi agravado pelas informações falsas que circulam nas redes sociais.

A internet está cheia de vídeos com dicas para acabar com o vírus da dengue, para afastar o mosquito, para curar quem fica doente. Será que é verdade? A bióloga do Instituto Butantan Rafaella Sayuri Ioshino, o médico infectologista e pesquisador da Fiocruz André Siqueira e o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia Marcos Antonio Cyrillo respondem.

Suco de inhame cura dengue?

“Não tem nenhuma comprovação que suco de inhame tenha ação contra o vírus da dengue”, afirma André Siqueira.

E chá de folha de mamão?

“Nenhum tipo de chá tem um efeito de eliminar vírus, fungos ou bactérias. Então, se você gosta de chá de mamão, pode tomar. Mas tenha certeza de que ele não vai ter nenhum efeito terapêutico”, diz Marcos Antonio Cyrillo.

Dá para matar o vírus com limão?

“A gente sabe que o vírus da dengue permanece na corrente sanguínea por cinco a sete dias, e essa eliminação do vírus vai se dar naturalmente pelo organismo. Não é o limão, não é nenhuma outra fruta ou algum outro suco que vai eliminar o vírus mais efetivamente”, explica André Siqueira.

Não! Caldo de cana não cura dengue grave. Aliás, esse é o termo que se usa agora no lugar de dengue hemorrágica.

“Hoje em dia, a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde, a Anvisa, eles colocam dengue em quatro categorias A, B, C e D de acordo com a gravidade. Leve, não tão leve, uma dengue severa e uma dengue grave, uma dengue que leva a fenômenos de choque. Então, esse termo hemorrágico foi substituído por dengue grave ou dengue com fenômenos de choque”, explica Marcos Antonio Cyrillo.

Citronela afasta o mosquito?

“Já existem alguns estudos falando da citronela, porém a gente tem que tomar um pouco de cuidado, uma vez que a citronela, em altas concentrações, ela pode se tornar tóxica também”, afirma Rafaella Sayuri.

E cravo da índia no limão?

“Nenhum desses repelentes funciona. Se você usar casca de laranja, limão com cravo, nada disso é comprovado”, diz Marcos Antonio Cyrillo.

“O que temos hoje no mercado são alguns repelentes de tomada, por exemplo, que podem ser utilizados. Também sempre seguindo as recomendações do fabricante”, diz Rafaella Sayuri Ioshino.

E repelente para a pele?

“O ideal mesmo é que as pessoas procurem uns repelentes comerciais, que já foram avaliados”, explica Rafaella Sayuri Ioshino.

Também tem vídeo falando uma porção de bobagens sobre a vacina contra a dengue. Tudo mentira.

“É uma vacina segura e que reduz o risco de infecção e de complicação por dengue”, afirma o médico infectologista André Siqueira.

“Nós temos o nosso PNI, o Programa Nacional de Imunização, que é de 1973. Ele é um modelo para o mundo todo. Só que, infelizmente, o brasileiro está se vacinando – principalmente até os 5 anos de idade, que é a faixa de maior interesse de vacinação -, nós estamos nos vacinando menos. Vacinas que nós tomavam, 100% taxa de adesão de 100%, está caindo para 40%, 50%, 60%. As nossas vacinas são boas, de graça, seguras e muito eficazes. A vacina da dengue se enquadra nessa categoria”, afirma Marcos Antonio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia. G1