As medidas anunciadas pelo governador Rui Costa (PT) fizeram o vereador de Salvador e deputado estadual eleito Hilton Coelho (PSOL) concordar com o prefeito ACM Neto (DEM). O fato raro aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), quando o parlamentar confirmou ao Bahia Notícias que avaliava a posição tomada pelo governador como estelionato eleitoral – o termo foi usado pelo gestor para caracterizar a situação.

 

No final de movembro deste ano, em tom acalorado, Neto disse que Rui ;cometeu estelionato eleitoral; ao fechar escolas. “Eu consideraria que sim, tem uma frustração muito grande, ele não prometeu isso”, afirmou Hilton. De acordo com ele, o posicionamento do governo surpreendeu o PSOL, “mas nem tanto”, já que o partido sempre manteve uma postura de oposição.

 

“Mas realmente o governo superou as nossas leituras negativas em relação a esse posicionamento que se refere ao trato de servidores. Essa posição de redução salarial que, na prática, é o que acontece. Você aumentar o desconto da Previdência sem qualquer reajuste dado há anos e anos é redução de salário”, opina o vereador. Neste ponto, Hilton fala sobre a proposta de reajuste da alíquota da Previdência estadual de 12% para 14%.

 

Essa proposta integra o pacote de medidas econômicas enviado por Rui Costa. Com protestos realizados por servidores, a votação do pacote acabou suspensa nessa terça-feira (11), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A base do governo tentará votar o projeto nesta manhã segundo informações do Bahia Notícias.