O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) firmou uma parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado para realizar a campanha “Sinal Vermelho para o racismo”. Foi assinado um termo de cooperação técnica entre os dois órgãos nesta última segunda-feira (7), durante uma reunião entre representantes das duas entidades.

A parceria tem como objetivo a elaboração de projetos vinculados à competência do Detran-BA para promover o respeito, proteção e cumprimento dos direitos humanos da população negra, com a promoção da equidade e igualdade racial, eliminação do racismo e todas as formas de discriminação no trânsito. Detran e Sepromi fazem acordo para elaboração de campanhas contra o preconceito no trânsito

Um estudo publicado na revista científica Journal of Transport and Health, visando identificar, entre outras questões, se a cor da pele do pedestre influencia no comportamento do motorista, identificou que os automóveis pararam mais para pedestres brancos (31,1%) do que para negros (24%).

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostra que 72% das pessoas dizem já ter presenciado situação de racismo em seu transporte do dia a dia e 39% foram vítimas do crime, ou seja, uma em cada três pessoas negras já sofreu preconceito em seus deslocamentos.

O Acordo de Cooperação entre o Detran e a Sepromi também indica o desenvolvimento de projetos que visem a formação dos agentes de trânsito e dos técnicos do Departamento de Trânsito Estadual, com o objetivo de combater a discriminação racial e intolerância religiosa no trânsito.