agencia brasil

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), indica que 110,5 milhões de brasileiros devem ir às compras para o Dia dos Pais neste ano, um aumento de 8,7 milhões em relação a 2022.

Em números percentuais, o aumento foi de 8,5% contra os 101,8 milhões de consumidores do ano passado. O CNDL atribuí esse aumento ao cenário positivo da economia do Brasil frente a 2022, com a queda na taxa de desemprego e a diminuição dos juros e da inflação.

A estimativa é de que o valor médio a ser gasto seja de R$ 244, alta de R$ 7 em relação ao ano passado.

A pesquisa foi realizada pela internet, entre 26 de junho e 3 de julho, e com dados de 27 capitais brasileiras.

Movimentação para o setor de comércio

O CDNL espera que a movimentação total para o Dia dos Pais esteja na casa dos R$ 26,94 bilhões. Em 2023, o Dia dos Pais será celebrado no próximo domingo, dia 13 de agosto.

Segundo a pesquisa, porém, 14% dos consumidores pretendem comprar às vésperas da data. São 15,36 milhões de pessoas que devem ir às lojas nos últimos dias disponíveis.

Quase metade pretendia se antecipar: 44% responderam que comprariam os presentes na primeira semana de agosto.

“Na pressa o consumidor pode ter dificuldade em negociar e fazer pesquisa de preço. O recomendado é estabelecer um limite para os gastos e sair de casa com o orçamento definido para adquirir o presente. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma em nota o presidente da CNDL, José César da Costa.

Mais detalhes

Levando-se em conta o quanto o consumidor está disposto a gastar nas compras, a pesquisa traz um comparativo entre 2022 e 2023:

  • 36% pretendem gastar mais;
  • 35% querem desembolsar o mesmo valor;
  • 17% querem gastar menos.

Em relação ao tipo de presente:

  • 52% pretendem comprar roupas;
  • 34%, perfumes e/ou acessórios;
  • 34%, calçados;
  • 24% vão presentear com acessórios.

Sobre as formas de pagamento:

  • 76% dos consumidores pretendem fazer o pagamento à vista (sendo 30% via PIX e 24% em dinheiro vivo);
  • 37% têm a intenção de pagar parcelado.

Os locais de compra são variados, com opções de comprar presencialmente ou de forma online. O levantamento estima que:

  • 74% dos consumidores pretendem realizar suas compras nos canais físicos, sendo principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%);
  • 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%). G1