O Bahia vive um bom momento na temporada. Em uma sequência de cinco jogos sem perder, o Bahia conquistou, nas últimas semanas, a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil e subiu para a 6ª posição da Série A, com 13 pontos. Pela frente, o time baiano terá dois jogos até a pausa no calendário nacional para a realização da Copa América. O primeiro deles será no sábado, às 19h30 (de Brasília), contra o Ceará, no Castelão.

Se pudesse escolher, o técnico Roger Machado optaria por seguir com a temporada normalmente durante a Copa América. A fase do time anima o treinador, que abriria mão até mesmo do tempo para treinar o elenco, artigo que geralmente é reivindicado durante a sequência de jogos.

– Se me perguntassem hoje se eu gostaria de parar o campeonato para a Copa América, eu diria que não. O momento é bom. A gente sabe que vai dar tempo para treinar, mas o momento que a gente vive eu gostaria que perdurasse um pouco mais sem essa interrupção para a Copa América – afirmou o treinador, na última quinta-feira.

Após enfrentar o Ceará, o Bahia terá pela frente o Internacional, partida marcada para a próxima quarta-feira, no Beira-Rio. Na sequência, o elenco será liberado e terá cerca de dez dias de folga. Roger Machado diz que o descanso é importante para que os atletas não sofram com o excesso de trabalhos. Porém, ele cobra alguns cuidados do grupo.

– Importante esse momento, que temos quase 40 jogos. Muitas vezes, no treinamento físico, tem algo importante que se chama supercompensação. Quando se tem um jogo ou treino, ele deprime o organismo, se não tiver o tempo de descanso adequado, o desgaste vai comendo o fôlego. Com o desgaste maior, a curva vai subindo, e você ganha muito em condicionamento com descanso mais prolongado. Claro que não dá para chutar o balde. Tem que ter o mínimo de recomendação, uma alimentação, um “trotezinho”, algo assim é importante. Mas o descanso é muito bem-vindo. São quarenta jogos na metade da temporada. Se tivesse todo ano um recesso desse, os atletas se lesionariam menos, o rendimento seria maior e, por consequência, os jogos seriam melhores.

Na volta do recesso da Copa América, o Bahia de Roger Machado terá pela frente as partidas das quartas de final da Copa do Brasil. O adversário tricolor ainda não é conhecido: o sorteio está marcado para a próxima segunda, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Roger Machado não faz distinção sobre quem o Bahia enfrentará em busca por uma vaga nas semifinais da competição. Ele acredita que existe uma uniformidade no nível dos adversários e que o time está em boas condições para fazer frente a qualquer um deles.

– Até agora, se não me engano, todos que ficaram são times da Libertadores. Estamos esperando o sorteio. Hoje define o último classificado. A partir desse momento, qualquer um que se escolha, foi difícil passar pelo São Paulo na outra fase, qualquer adversário é páreo duro. Estamos em um bom nível para enfrentar bem – avaliou.

Até a partida de sábado, o Bahia terá mais um treino. Nesta sexta-feira, o elenco tricolor trabalha pela manhã e viaja no turno da tarde para Fortaleza, local da partida contra o Ceará. Globoesporte Foto: EC Bahia