A média de recebimento diários de testes da Covid-19 pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) aumentou cerca de 27% em um intervalo de quatro dias, quando comparado à semana anterior. De acordo com o Lacen, entre os dias 15 e 21 de novembro, foram recebidos uma média de 2.726 testes por dia. No entanto, entre o dia 22 e a última quarta-feira (25), a média diária de recebimentos chegou a 3.452.

Só na quarta, o laboratório recebeu 5 mil testes para análise. De acordo com Arabela Leal, diretora-geral do Lacen, é um número alto para a capacidade da unidade. “É um número muito alto para nossa média, para nossa capacidade instalada. Mas a gente tem que se organizar. Aí entra planejamento estratégico. Vamos mexer ali, aqui, reorganizar o fluxo. Além do pessoal que faz o cadastro, a gente abriu cadastro aqui também”, explicou a médica.

Os testes chegam de várias cidades do estado e são analisados pelo Lacen, responsável por informar se o paciente está ou não com a Covid-19. O primeiro passo quando os testes chegam é o cadastro. Em seguida, eles seguem para entrega e depois vão para a análise. A doutora Arabela explicou ainda que o ideal é que os testes cheguem logo depois de feitos. “O ideal é que elas sejam coletadas e entregues a nós em até 48 horas para que a gente possa processar elas no tempo máximo de 72 horas”, explicou. G1