Fellipe Sampaio /SCO/STF

No encontro marcado para esta quarta-feira (24), entre integrantes dos três poderes no Palácio da Alvorada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, deve fazer um alerta ao presidente Jair Bolsonaro sobre a necessidade urgente de uma atuação do governo para reverter a gravidade atual da pandemia de Covid.

Segundo integrantes do Supremo ouvidos pelo blog, o tom de Fux no encontro deve ser firme. Há expectativa também para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), transmita um sentimento da Casa de extrema preocupação com o caminho que a pandemia tomou no Brasil – e com a falta de ação do Executivo.

Na semana passada, em uma rede social, Pacheco já fazia esse alerta. “Sentar à mesa, planejar e AGIR, o mais rapidamente possível. Isso é fundamental! A situação crítica do Brasil exige a coordenação do presidente da República, ações do Ministério da Saúde e toda colaboração dos demais Poderes, governadores, prefeitos e instituições”, publicou o senador.

Além de Fux e Pacheco, devem participar do encontro com Bolsonaro no Palácio da Alvorada o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e o procurador-geral da República, Augusto Aras. Inicialmente, a ideia era fechar um grande pacto nacional contra a pandemia no Brasil e, com isso, acabar com os conflitos entre governo federal e estados. Mas, como revelou o blog nesta segunda, autoridades enxergaram nas aglomerações estimuladas por Bolsonaro, neste domingo, uma tentativa de inviabilizar esse pacto nacional. Por Gerson Camarotti/G1