O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), disse em entrevista ao Jornal da Manhã, nesta terça-feira (29), que prevê a retomada das aulas no ensino municipal em fevereiro. Apesar da previsão, o prefeito eleito pretende se reunir com o governador do estado, Rui Costa (PT), para que estado e município consigam alinhar a volta as aulas ainda durante a pandemia da Covid-19. As aulas presenciais estão suspensas desde março por causa do novo coronavírus.

“Estamos tentando trabalhar com a data de 8 de fevereiro. Sendo que as escolas teriam uma semana para se preparar, fazer simulações e testes. “Tudo isso vai depender de como esteja o estágio da pandemia a partir de 20 de janeiro. Mantido os números da pandemia, manter a média de, no máximo, de 70% na ocupação da UTI, a nossa ideia é retomar em fevereiro”, detalhou Bruno Reis.

Segundo o prefeito eleito, a município aguardou que o governo federal elaborasse uma diretriz de retomada às aulas, mas como não ocorreu, a prefeitura decidiu pela iniciativa e pretende definir um protocolo com o governo do estado.

“Nossa visão é que se não houver um retorno até fevereiro, iremos comprometer o calendário de 2021. Vamos tentar condensar para recuperar este ano. Solicitamos uma audiência com o governador, estamos aguardando esse encontro que pode ocorrer ainda hoje ou amanhã, para começar esse diálogo, mas o importante é construir uma agenda em conjunto, sincronizar a retomada da educação municipal com a estadual”, disse.

Para a retomada das aulas, Bruno Reis disse rodízio de estudantes, distanciamento, higienização e parte das aulas na modalidade online serão algumas medidas adotadas. “Vai ter distanciamento, haverá rodízio. Crianças irão para escola segunda, quarta e sexta e outras nos demais dias. Metade da aula será presencial e outra parte online. Haverá higienização das escolas. Nosso desejo é retomar a aula em fevereiro. Se não iniciarmos vai ser praticamente impossível recuperar ao ano, correndo o risco de perder dois anos letivos”, explicou. G1