O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), não poupou elogios ao se referir aos parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa. A declaração do petista foi compartilhada em suas redes sociais, como uma clara demonstração de estreitamento de laços com congressistas baianos e também com deputados da Alba.

Esta não é a primeira vez, que Jerônimo acena para uma melhoria no relacionamento institucional. Na última quinta-feira (4), uma reunião de conselho político foi realizada para definir as diretrizes da gestão a partir de agora e reforçar as alianças. Chamou a atenção a presença de representantes do PP e do Solidariedade, partidos que estiveram na base do candidato derrotado ACM Neto (União Brasil) na campanha de 2022.

Na segunda-feira (8), Jerônimo classificou a bancada baiana no Congresso Nacional como “a melhor”. “Eu, além de ter um presidente alinhado com a Bahia, com o Nordeste e com o Brasil, eu tenho ministros do Nordeste, da Bahia. Eu tenho a melhor bancada de deputado federal. Eu tenho a melhor bancada de Senado e claro, tenho a melhor bancado de deputados estaduais”, disse.

Na quarta-feira (3), Jerônimo reuniu os deputados da base aliada para aparar as arestas e fazer promessas em um café da manhã. Segundo apurações do BNews, ele conseguiu reunir 42 deputados, demonstrando que tem amplo apoio na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O encontro, que estava previsto para ocorrer desde o retorno do petista da China e teve como objetivo alinhar os ponteiros sobre as ações do Executivo estadual.

O assunto oficial da reunião foi discutir o projeto de lei de reajuste dos servidores e policiais civis e reformulação na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP). Já o extraoficial foi discutir os cargos. Entre os temas, apresentar para os deputados como serão os critérios de distribuição dos cargos estaduais nos municípios baianos (segundo e terceiro escalão e critério de votos). BNews