EC Vitória

O uso da divisão de base foi uma das melhores notícias, ou talvez até a melhor, na Toca do Leão em 2021. O ano marcado pelo rebaixamento para a Série C teve, em campo, 22 jogadores formados na Fábrica de Talentos, pelo Vitória. O número representa 42% dos 52 nomes que vestiram vermelho e preto ao longo da temporada.

A maior parte desses 22 jogadores já tinha estreado no cenário profissional. Mas, para sete deles, 2021 marcou o debute no time principal. A tendência é que o número cresça na próxima temporada, já que o Rubro-Negro passa por dificuldade financeira e está impedido de registrar reforços a partir de 1º de janeiro.

Estrearam pelo profissional em 2021

Jogador Posição Idade
David Atacante 21 anos
Pedrinho Lateral-esquerdo 19 anos
Alisson Santos Atacante 19 anos
Hítalo Atacante 20 anos
Edi Carlos Lateral-direito 21 anos
Marco Antônio Zagueiro 21 anos
João Cabral Goleiro 20 anos

 

E os jogadores ‘de amanhã’ vão estar em campo hoje. O sub-20 do Vitória disputa, neste sábado, a final da Copa do Nordeste da categoria. A decisão, em jogo único, contra o Fluminense do Piauí, está marcada para as 17h30 (horário de Brasília). Como o Barradão está em obras, o jogo vai acontecer no Estádio de Pituaçu.

Destaques

​Os números de 2021 mostram David como principal destaque do Vitória, não só entre os jogadores da base, mas no elenco como um todo. O atacante é o terceiro com mais minutos jogados (3.717), só atrás de Lucas Arcanjo (4.185) e Wallace Reis (4.720). Lucas e Wallace, por sinal, também atletas ‘made in Barradão’.

David ainda foi artilheiro do time na Série B (seis gols) e na temporada (11). Seja como centroavante ou como ponta, o jovem contribuiu também com cinco assistências e sofreu cinco pênaltis ao longo de 2021. Números interessantes para um jogador de 21 anos, em meio à primeira experiência profissional.

Outro jogador que debutou no cenário profissional em 2021 e já chamou a atenção foi Pedrinho. No caso do lateral-esquerdo, os números de destaque são cifras. Ele foi vendido ao Athletico por cerca de R$ 3,5 milhões e ajudou a aliviar a crise financeira do Vitória.

Eduardo, Mateus Moraes e Lucas Arcanjo são outros nomes da base com bom desempenho individual em um ano ruim do coletivo rubro-negro. Todos eles têm contrato com o clube e devem seguir na Toca do Leão para tentar tirar o Vitória da Série C.

Jogadores da base que entraram em campo em 2021

Nome Posição Jogos
David Atacante 59
Wallace Zagueiro 53
Lucas Arcanjo Goleiro 47
Samuel Atacante 46
Cedric Meio-campista 43
Eduardo Meio-campista 34
Pedrinho Lateral-esquerdo 33
Mateus Moraes Zagueiro 30
Eron Atacante 18
Caíque Souza Atacante 17
Ronaldo Goleiro 14
Alisson Santos Atacante 13
Hítalo Atacante 11
Maykon Douglas Meio-campista 10
Ruan Nascimento Atacante 8
Yuri Goleiro 5
Gabriel Santiago Meio-campista 4
Ruan Levine Atacante 4
Edi Carlos Lateral-direito 2
Paulo Vitor Meio-campista 2
Marco Antônio Zagueiro 2
João Cabral Goleiro 1

 

Ficou devendo

Apesar de todo carinho especial que é reservado aos jogadores fabricados na Toca do Leão, a torcida terminou o ano na bronca do Samuel.

O atacante começou 2021 como destaque, fez gol em Ba-Vi e disputou a artilharia da Copa do Nordeste. Mas caiu de rendimento dentro de campo e, a julgar pela forma física, deixou a desejar também fora das quatro linhas.

Samuel chegou a ser criticado publicamente e afastado do elenco na reta final da Série B.
Para piorar, a diretoria não conseguiu fazer o atacante movimentar os cofres do clube. Ele até recebeu duas propostas ao longo de 2021, mas os valores não agradaram os gestores rubro-negros.

Promessas

Em 2022 o Vitória deve mais uma vez olhar para a divisão de base na tentativa de encontrar peças que tragam retorno técnico e financeiro para o clube. A julgar pela campanha rubro-negra na Copa do Nordeste sub-20, a Fábrica de Talentos pode responder bem à demanda do time principal.

Essa também é a opinião de Lucas Grillo, ex-treinador da base rubro-negra. O profissional comandou o sub-20 de forma interina no começo da temporada e elogiou os jogadores com quem trabalhou em entrevista recente ao ge. “O Vitória tem realmente muitos talentos na base” , afirmou Grillo.

– Não apenas na categoria sub-20, mas em outras categorias também. A questão de estar pronto ou não, acredito muito que é um processo de continuidade. A gente só vai saber se o atleta vai dar resposta colocando o atleta para jogar. Às vezes o atleta do sub-20 não é o que está se esperando, o sub-17 é lançado e dá a resposta – completou o treinador.

A mesma linha de pensamento é seguida por Ricardo Amadeu, técnico que atualmente está à frente do sub-20 do Leão. Ele falou sobre o assunto em entrevista coletiva nesta semana e também projetou o uso de jogadores da base no time principal em 2022.

– Alguns desses atletas têm total capacidade de integrar o grupo do profissional para disputa da Série C. Vai ser um processo natural, a transição vai ser bem feita. Vamos encerrar esse ciclo de Copa do Nordeste e Copa São Paulo, depois o profissional deve absorver uma grande quantidade de atletas – disse Ricardo.

Promessas do Vitória para 2022

Nome Posição Idade
Ronaldo Atacante 19 anos
Alan Pedro Meio-campo 19 anos
Guilherme Kayron Zagueiro 18 anos

Globoesporte